• Matéria: Pedagogia
  • Autor: vitoriasantosbaixo
  • Perguntado 5 anos atrás

vantagens em vivenciar a religiosidade​

Respostas

respondido por: OrdepNailliw37
1

Resposta: De acordo com muitos estudos de piscicologia, muitas vantagens.

Explicação:

Por mais que hoje em dia afirme-se que religião não passa de tradição e que crer em divindades não passa de fideismo e crendice, estudos mostram que ter fé é uma arma extremamente importante no combate a muitos problemas. Por exemplo, a descoberta do placebo se deu quando a morfina que era utilizada para amenizar a dor dos soldados em guerra, quando estes levavam tiros ou se feriam gravimente, se deu quando a morfina tinha acabado. Então, não se sabia como fazer a dor dos soldados parar. Até que um médico teve a ideia de colocar um soro no lugar da seringa de morfina, e aplicou nos soldados que estavam com dores terríveis. Os soldados, achando que o que estava sendo aplicado neles era morfina, logo acharam que sua dor iria sumir rapidamente, e foi exatamente isso que aconteceu. Não porque era morfina e ela teria tido efeito, mas sim porque não era morfina, porém, a crença de que aquilo era morfina e a dor pararia, logo, resultou no fim da dor deles. E isso é comprovado cientificamente. O nome deste efeito mental/físico se chama placebo.

Portanto, por mais que as filosofias niilistas, existencialistas, neoateístas e dentre outras afirmem que a humanidade deva superar a fé, eles na verdade estão desconsiderando o poder gigantesco que ela possui.

Ter fé não significado fideismo ou de sega. Há renomados cientistas, que duvidam de muitas coisas, e por mais que seja contraditório, eles também creem, por exemplo, em Deus, o Deus judaico-cristão. Ou por nomes mais populares, em Jesus. Há também aqueles que se denominam céticos crentes. Por exemplo, o arqueólogo e doutor Rodrigo Pereira da Silva, escreveu um livro chamado "Eu creio porque sou cético" onde ele dá historicamente todos os motivos para ter fé e se orgulhar em sua fé. Vale a pena conferir este livro.

Mas você deve se perguntar: e todas as atrocidades feitas em nome de Deus? E todas as balelas como igrejas ambiciosas e etc? A resposta é simples: todos esses atos foram feitos baseados em nenhum conhecimento de fato e original de seus livros sagrados. O próprio Martinho Lutero, padre, desafiou a Igreja Católica na Idade Média, que propunha inúmeras coisas desgastantes e mórbidas para as pessoas fazerem em nome da religião; porém, Lutero leu toda a Bíblia e perguntou: "Quero que me prove que algo que vocês pregam realmente está na Bíblia"

Ou seje, resumidamente, vivenciar a religião com a mente aberta é sim muito vantajoso.

Perguntas similares