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Resposta:Muitas pessoas, pelos mais diversos motivos, não tiveram ainda a oportunidade de ir ao teatro para
assistir a um espetáculo. Apesar disso, é certo que, de um modo ou de outro, todo mundo entende
um pouco de Teatro, seja por peças feitas ou assistidas na escola, por entrevistas em que atores
falam dessa arte ou de seu trabalho como intérpretes, ou por uma certa aproximação da linguagem
teatral com aquela dos filmes ou das telenovelas.
A essência do Teatro, que compreende o autor, o texto e o público, acontece no chamado fenômeno
teatral, ou seja, o espetáculo. Por sua vez, o espetáculo é uma arte do aqui-agora porque ele só
acontece, de verdade, com a presença, ao vivo, do ator e do público.
Diferentemente de outras formas artísticas ligadas às chamadas artes da representação – como, por
exemplo, aquelas praticadas por atores no cinema e na televisão –, no Teatro, quando atores e
público estão juntos em seus espaços característicos – o palco e a platéia –, diz-se que ambos
participam de uma experiência artística ou estética. Essa experiência estética, por suas
características particulares, assume uma forma ritualística.3
O Teatro, pela relação atores-público, representa uma espécie de cerimônia simbólica. Portanto, o
público e os atores sabem-se separados, pelas funções diferentes, mas ligados pela mesma
experiência, que é o espetáculo.
Em Teatro, tudo se passa ao mesmo tempo. Quando, por exemplo, um ator erra ou esquece o texto,
quando um refletor de luz não funciona, quando um ator tem um “ataque de riso” imprevisto, quando
a trilha sonora não entra no momento certo não há como corrigir o imprevisto. Não é possível voltar
atrás. Nesses momentos, cabe ao ator improvisar e assumir aquilo que não estava previsto ou
disfarçar e fingir que nada aconteceu. No primeiro caso, quando se improvisa, é bastante comum
acontecerem momentos memoráveis de cumplicidade na parceria atores/público. Ao aproveitar-se
do erro, o ator pode brincar e estimular de modo mais efetivo a participação do público. Afinal,
Teatro é um jogo entre o público e os atores.
No espetáculo teatral, quando um problema aparece e o ator assume o “erro”, o público
normalmente compreende e incentiva ainda mais os atores com palmas.
Quando o espetáculo é bom e tudo funciona, o público se entrega a ele. Há uma atmosfera de
respeito e silêncio, de total aceitação. É como se o público e os atores “respirassem juntos”.
Explicação: