• Matéria: Artes
  • Autor: FHAC
  • Perguntado 6 anos atrás

a. Qual a relação entre a Reforma protestante e a arte Barroca?
b. Por causa da música, Vivaldi teve que mudar totalmente a sua vida. Por que isso ocorreu?
c. Qual a diferença entre "Ópera", "Oratório" e um "Auto".
d. Qual a principal diferença na temática entre a arte Renascentista e a arte Barroca?
e. Defina: Trompe-l"oeil , Chiaroscuro, Castrat

Respostas

respondido por: maalyce16
2

A) A reforma protestante aconteceu de forma a mudar o cenário religioso em questão. Até então, a Igreja Católica era o centro do pensamento religioso, mas com o advento da Reforma Protestante e os pensamentos de Lutero, essa nova ideia de "igreja" passou a perdurar. Nesse contexto, desenvolveu-se a arte barroca, marcada pelo fusionismo entre fé e ciência, e ao mesmo tempo, pelo forte contraste entre ideologias.

B) Antonio Vivaldi demonstrava vocação musical desde pequeno. Foi educado pelo pai, que o iniciou ao violino; seus progressos foram tão evidentes que logo entrou como “extra” na Capela Ducal. Ao mesmo tempo, seu pai o encaminhava ao sacerdócio.

Giovanni planejava a carreira do filho com exatidão: padre, Antonio teria todas as garantias e a proteção da Igreja, e ainda assim teria trânsito livre no meio musical de Veneza.

Não foi diferente.

Antonio Vivaldi recebeu a tonsura em 1693, quando tinha 15 anos, e foi ordenado dez anos depois. Exatamente no mesmo ano, o já Prete Rosso – Padre Ruivo – assumia o cargo de professor de violino no Ospedale della Pietà, instituição religiosa que fornecia abrigo e formação musical a meninas carentes.

Mas Antonio Vivaldi não rezaria missa por muito tempo. Aliás, cumpriria suas funções regulares por cerca de um ano. Depois, nunca mais. Há alguma lendas em torno deste fato. Uma delas conta que ele sairia correndo, em meio a uma missa, para anotar uma melodia que lhe ocorrera. Por essa história inusitada, Vivaldi seria afastado das funções sacerdotais pelo Tribunal da Inquisição.

C) Ópera - grosso modo, representação teatral na qual os atores cantam.

Essa definição é a mais simples possível, uma vez que a ópera, unindo os elementos expressivos do teatro à força da representação musical, torna-se um gênero musical único, impossível de ser comparado à qualquer outro. Geralmente a ópera é dividida em árias, duetos e coros. Oratório - É, por assim dizer, uma ópera religiosa, mas sem a representação em um palco e baseado em algum tema bíblico. Ato - uma das seções de uma ópera ou balé.

D) O Barroco é considerado um dos estilos mais dramáticos, as esculturas barrocas retratam sentimentos, principalmente o sofrimento. Já a arte renascentista retrata o homem em sí, não se liga muito na retratação do sentimento, portanto, não-dramática.

E) Trompe-l'oeil é uma técnica artística que, com truques de perspectiva, cria uma ilusão ótica que faz com que formas de duas dimensões aparentem possuir três dimensões. Provém de uma expressão em língua francesa que significa "engana o olho" e é usada principalmente em pintura ou arquitetura. O chiaroscuro é uma das estratégias inovadoras da pintura renascentista do século XV, junto ao sfumato, cangiante e unione. O chiaroscuro se define pelo contraste entre luz e sombra na representação de um objeto, porém com número menor de nuances tonais, nas transições, se comparado com o sfumato. Castrato é um cantor cuja extensão vocal corresponde em pleno à das vozes femininas, seja de soprano, mezzo-soprano, ou contralto. Isto ocorre porque o cantor, quando criança, foi submetido à castração para preservar sua voz aguda.

Perguntas similares