• Matéria: Psicologia
  • Autor: mariaclara010
  • Perguntado 5 anos atrás

A respeito de Heidegger, Sá (2007) afirma: "Embora não fosse essa a intenção do filósofo, a obra Ser e Tempo (1927) acaba sendo tomada como um tratado de antropologia filosófica e, enquanto tal, torna-se uma referência fundamental para as ciências humanas e para a psicologia clínica em particular". SÁ, R. N. As influências da fenomenologia e do existencialismo na psicologia. In: JACÓ-VILELA, A.M.; FERREIRA, A.A.L.; PORTUGAL, F.T.(ORGS.) História da psicologia: rumos e percursos. Rio de Janeiro: Nau, 2007, p. 325.

Reflita sobre as afirmativas a seguir.

I A expressão ser-no-mundo (dasein), cunhada por Heidegger e utilizada na daseinsanalyse, dá a compreender que o indivíduo não é nada por si só: ele é, se estiver inserido em algo; ele é a sua circunstância.
II Na expressão ser-no-mundo, cunhada por Heidegger e utilizada na daseinsanalyse, dá a compreender o mundo como sendo a estrutura de relações significativas em que a pessoa existe e em cuja configuração toma parte.
III O homem, como ser-no-mundo, não se encontra encerrado em uma interioridade psíquica, mas sim, sempre, em um contexto relacional. Ser-no-mundo é ser-com.
IV Para Heidegger, o sentido que se desvela por meio do homem, sempre se dá a partir de algum a priori transcendente.
V Para Heidegger, a angústia, que retira do homem todas as certezas, é a disposição fundante do dasein. Se, de um lado, essa experiência pode ser assustadora, é também somente a partir dela que se abre a possibilidade de investir, de empenhar-se autenticamente na busca do conhecimento, como tentativa de preencher esse vazio.

Está incorreto somente o afirmado em

A
I.

B
II.

C
III.

D
IV.

E
V.

Respostas

respondido por: danieleoliveiroypamq
9

Resposta: D

Explicação:

A lV está incorreta pois o homem enquanto ser no mundo não é encerrado em si mesmo, numa interioridade psíquica, estamos sempre em um contexto relacional.

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