• Matéria: História
  • Autor: Alma2006
  • Perguntado 5 anos atrás

2-Leia o texto a seguir: “Violência contra violência. A única solução é o que agora faremos: empregar a violência contra aqueles que primeiro a usaram para atacar o povo e o país.” Carlos Marighela – Fundador e dirigente da ALN. O depoimento acima, que se insere no contexto da Ditadura Militar no Brasil, reflete: a) a postura de grupos de esquerda que pretendiam derrubar a ditadura militar através da luta armada. b) a justificativa para a decretação dos atos institucionais e a suspensão dos direitos civis. c) a submissão das lideranças da esquerda brasileira às determinações dos órgãos repressivos. d) a reação da elite brasileira aos movimentos de esquerda que pretendiam instaurar o comunismo. e) a posição dos ditadores em relação aos opositores do regime militar.

Respostas

respondido por: ProjetoPolímata
10

Um dos principais nomes de oposição ao regime militar no Brasil foi o do militante comunista Carlos Marighella, que organizou a Aliança Libertadora Nacional, a ALN, para combater em forma de guerrilha a ditadura brasileira. A ALN tentou derrubar o regime a partir da luta armada.

  • Quem foi Carlos Marighella?

Marighella foi considerado o ''inimigo número um'' do regime militar por organizar e promover o confronto armado de grupos de esquerda que lutavam contra os militares. Foi político, escritor e fundador da Aliança Libertadora Nacional - ANL, o principal grupo guerrilheiro da época.

  • Por que os grupos de esquerda partiram para a luta armada?

Como exposto no depoimento, alguns grupos de esquerda no Brasil do período entenderam que não conseguiriam derrubar a ditadura por vias pacíficas, pois os militares utilizavam de violência contra os seus opositores, então era justo usar a violência contra aqueles que a usaram primeiro de forma injusta.

  • Alternativa correta:

a) a postura de grupos de esquerda que pretendiam derrubar a ditadura militar através da luta armada.

Continue estudando em:

  • Que argumentos Marighella utiliza para defender que “hoje, ser ‘violento’ ou um ‘terrorista’ é uma qualidade que enobrece qualquer pessoa honrada”?

https://brainly.com.br/tarefa/13205064

Bons estudos!

Anexos:

oaviaocaiu: obrigado S2
Perguntas similares