• Matéria: História
  • Autor: oliver941
  • Perguntado 5 anos atrás

o período regencial (1831-1840) foi conflituoso, tanto do ponto de vista político como social. Em termos políticos, o grande motivo de discussão foi a criação do Ato Adicional da Constituição de 1824. Já em termos sociais ocorreram as revoltas provínciais.

A)Quais foram as medidas tomadas pelo ato adicional que geraram discussões?

B) que causas podem ser mencionadas pela eclosão das revoltas?



ME AJUDEEM​

Respostas

respondido por: mspiccoli5
21

Resposta:

A)Quais foram as medidas tomadas pelo ato adicional que geraram discussões?

 Esse Ato Adicional de 1834 dava mais liberdade para as províncias o que criou disputas entre as elites locais para assumir o poder. Tivemos também a passagem da regência trina para a una o que centralizava ainda mais o poder no Rio de Janeiro em mãos de pessoas que grande parte onde ocorria as revoltas, não possui-a a legitimidade para governar.

B) que causas podem ser mencionadas pela eclosão das revoltas?

 A ilegitimidade das pessoas que estavam no poder; para algumas províncias a regência significava um maior distanciamento que já possuíam da importância para o país; o medo de Rio de Janeiro controlar todo o país e retirar o trono que era de direito do imperador, com base ainda na constituição de 1824.

Explicação:

respondido por: rubiarosanelli33
2

Resposta:

a) Criação da Regência Una; Dissolução do Conselho de Estado do Império do Brasil; Criação das Assembleias Legislativas Provinciais; Estabelecimento do Município Neutro no Rio de Janeiro.

b) n sei dsclp

Perguntas similares