Respostas
Resposta
Se a água evapora a 100°C, como a roupa consegue se secar no varal?
Físico explica que existe uma diferença entre evaporação e vaporização
imprimir
Umidade do ar, vento, pressão atmosférica e área de dispersão ajudam a água a passar de líquido para vapor (Foto: Thinkstock/ Getty Images)
Umidade do ar, vento, pressão atmosférica e área de dispersão ajudam a água a passar de líquido para vapor (Foto: Thinkstock/ Getty Images)
Se a água "evapora" a 100 °C, como a roupa seca no varal, mesmo com temperaturas muito abaixo disso? José Maurício, professor de Física de uma escola do Rio de Janeiro, explica que, na verdade, a água evapora mesmo a temperaturas menores.
Quando acontece no nível do mar - com pressão de 1 atmosfera – a água vaporiza a 100°C. A temperatura chega a tal ponto que a água passa do estado líquido para vapor. "Essa transformação acontece no interior do líquido", explica o professor. Trata-se da vaporização.
Porém, a evaporação acontece em temperaturas mais baixas e são necessários alguns fatores. O primeiro é a volatilidade. As moléculas da superfície da água têm uma grande força que as mantêm dentro do líquido. Quando há uma grande umidade no ar, a pressão atmosférica se torna uma força que impede a evaporação da água. Em dias secos, a pressão é menor e as moléculas de água vão para o ar com maior facilidade. Quando sopra, o vento varre a superfície do líquido, levando algumas moléculas consigo. Por isso, o vento ajuda a secar as roupas.
Outro fator que contribui é a área da dispersão da água. "Mesmo que o volume do líquido seja o mesmo, quanto maior a área de dispersão, maior a taxa de evaporação", comenta José Maurício. O professor explica que esse é o motivo que as pessoas abrem a roupa no varal.
Explicação: