Questão 1- Nosso corpo funciona de forma harmoniosa e eficiente para executar todas as funções necessárias que realizamos no dia a dia. Para que tudo funcione bem precisamos integrar vários fatores com repouso, alimentação balanceada e atividade física. Neste contexto a produção energética se faz necessário para que tudo funcione bem. Com base nessa necessidade descreva a respiração celular em sua integralidade e ao final aponte o balanço energético deste processo. (“descreva de forma completa mas, objetiva”)
Respostas
Resposta: A respiração celular pode ser conceituada como um processo bioquímico da célula visando obter energia. Essa ação é essencial para todas as funções vitais. É que ocorrem reações em que se quebram as ligações entremeio às moléculas, o que libera energia. A respiração celular pode se dar de duas maneiras. Tem a respiração aeróbica, isto é, presente o gás oxigênio do ambiente. E tem também a respiração anaeróbica, ou seja, sem o oxigênio.
O balanço energético é o equilíbrio obtido a partir do total de energia ingerida e o total de energia gasta pelo organismo em suas atividades diárias. − Caloria (kcal) é a unidade de medida da energia gasta pelo corpo humano em suas atividades metabólicas e físicas e do teor de energia encontrado nos alimentos (proteínas e carboidratos = 4 kcal/g; gorduras = 9kcal/g).
Explicação:
Resposta:
A respiração aeróbia é o processo pelo qual a célula degrada compostos orgânicos (carboidratos) para obtenção de energia metabólica armazenada na molécula de Adenosina Trifosfato - ATP, com produção de compostos inorgânicos dióxido de carbono (CO2) e água (H2O).
Essa forma de processar quimicamente a molécula de glicose, para a síntese de ATP, é utilizada principalmente por animais e vegetais, além de algumas bactérias, fungos e protozoários.
Mesmo sendo uma reação contínua, a respiração aeróbia é didaticamente subdividida em três etapas associadas: a glicólise, o ciclo de Krebs e a cadeia respiratória, existindo diferenças entre os organismos procariontes e eucariontes.