• Matéria: História
  • Autor: carolinamoreira15
  • Perguntado 6 anos atrás

me ajudemmmmmmmmmmmmmmmm por favor SOCOROOOOOOOOOOOOOOO
PRA HOJE

Anexos:

Respostas

respondido por: mcjjbr7
1

Resposta:

A) A sociedade da Europa Medieval

Pode-se dividir a sociedade da Europa Medieval em: clero, nobreza e demais povos. Conheça as características de cada um:

Clero: A camada mais alta, formada pelos religiosos. Eram muito influentes sobre a sociedade, ditando as regras e produzindo o conhecimento geral na Idade Média.

Nobres: Pessoas que tinham títulos importantes, como Duques, Viscondes, Marqueses e Barões. Estes, geralmente, possuíam as terras dos feudos.

Demais povos: Trabalhadores rurais, andarilhos, alfaiates, comerciantes, oficiais mecânicos, ferreiros, ourives e servos compunham essa classe, que era a maior. Um servo era designado a ser servo para toda a sua vida, eram submetidos a trabalhar incansavelmente para os seus senhores e não podiam fazer nada para mudar essa condição, que era semelhante a escravatura.

A)A Europa Medieval se deu em um período onde a agricultura não se desenvolveu tanto quanto nas épocas anteriores. Foi o momento das espadas e cavaleiros ascenderem. Contudo não se pode esquecer que também foi o período em que a Igreja Católica ditou as regras, com um poder de dominação maior que os reis.

B)

A Guerra dos Cem Anos acentuou a penúria europeia. Cena da Batalha de Sluys.

A crise do século XIV designa uma série de eventos ocorridos ao longo dos séculos XIV e XV que deterioraram o crescimento e prosperidade que a Europa havia desenvolvido desde o começo da Baixa Idade Média.[1] O colapso demográfico, a instabilidade política e as revoltas religiosas estão na origem das crises que provocaram alterações profundas em todas as áreas da sociedade.

Com essa crise iniciou-se também a decadência das universidades e escolas medievais e, por conseguinte, o progresso científico que estava florescendo. A medicina desviou-se da prática metodológica para ceder às superstições e medos que se deram com a Peste e a Grande Fome. A cultura de higiene que havia se disseminado através dos monges herbalistas se extingue e a medicina atribui a causa da peste à água que se tornou cada vez mais escassa em seu estado potável devido às fortes chuvas. Logo, há redução no número de banhos e o início de uma era de ensebamento no século XV.

Causada por diversos motivos, a crise teve origem na época em que não havia novas terras a serem ocupadas, fazendo com que a produção não crescesse, uma vez que no sistema feudal uma maior produção significava anexar novas terras. Com a produção estagnada e uma população maior, a fome se espalhou pela Europa. Além disso, a destruição das florestas e do meio ambiente ocorrida durante o século XII causou sérias mudanças climáticas, como por exemplo, severas chuvas. A Europa devastada pela fome, estava mais vulnerável a doenças como a Peste negra. Para agravar a situação existiam constantes guerras, a mais conhecida foi a Guerra dos Cem Anos. Tudo isto causou uma grande queda demográfica. Como havia menos pessoas para trabalhar, os nobres impuseram uma maior carga de trabalho sobre os camponeses, o que gerou revoltas populares como a Jacquerie e a Revolta camponesa de 1381.

Explicação:

Só não fiz um texto...mas te dei base ... n sabia como fazer o texto...perdão


carolinamoreira15: mas mt obg me ajudou muito diferente d certas respostas❤
mcjjbr7: consegui fazer o texto Carolina?
carolinamoreira15: sim muito obg pela ajuda
mcjjbr7: nem precisa agradecer...
Perguntas similares