• Matéria: Pedagogia
  • Autor: deuzianearaujo31
  • Perguntado 5 anos atrás

Entre as décadas de 1950 e 1960, aconteceram diversos movimentos de mobilização sobre a educação. Associe ao nome desses movimentos (coluna 1) as suas características (coluna 2):

Coluna 1 Coluna 2
I - Movimento de Educação de Base (MEB) A - Este programa resultou de uma ação abrangente de alfabetização de adultos desenvolvida, inicialmente, no âmbito do MCP e que utilizava o método Paulo Freire de Alfabetização.
II - Movimento de Cultura Popular (MCP) B - Tinha como princípio a criação de escolas para o povo, aproveitando salas de associações de bairros, de entidades esportivas, de templos religiosos etc.
III - Programa Nacional de Alfabetização do Ministério da Educação e Cultura C - Seu funcionamento previa o estabelecimento de parcerias e convênios entre o Governo da União e a CNBB. Houve financiamento para o desenvolvimento dos trabalhos de educação popular nas regiões subdesenvolvidas do Norte, do Nordeste e do Centro-Oeste do país. Atuava por meio de sistema radiofônico de educação de base.
A relação correta entre as colunas é respectivamente:

a.
I-C; II-A; III-B.

b.
I-B; II-A; III-C.

c.
I-C; II-B; III-A.

d.
I-B; II-C; III-A.

e.
I-A; II-C; III-B.

Respostas

respondido por: iepcandrade
20

Resposta:

I - C

II - B

III - A

Explicação:

Em 1964, o Programa Nacional de Alfabetização do Ministério da Educação e Cultura contou com a presença do professor Paulo Freire: Esse programa resultou de uma ação abrangente de alfabetização de adultos desenvolvida, inicialmente, no âmbito do MCP e que utilizava o método Paulo Freire de Alfabetização. O método Paulo Freire favorecia o desenvolvimento de uma consciência crítica e de classe entre as pessoas jovens e adultas envolvidas nos trabalhos que centravam sua ação na relação entre o trabalho educativo e a atividade política, de forma a reafirmar a impossibilidade de “negar a natureza política do processo educativo” (FREIRE, 1986, p. 26). Em menos de um mês após a vitória do movimento militar que depôs o Presidente João Goulart, o Programa Nacional de Alfabetização teve sua Portaria n. 237, de 14 de abril, revogada (BEISIEGEL, 1997).

O Movimento de Cultura Popular (MCP) do Recife, a partir de 1961: Tinha como princípio a criação de escolas para o povo, aproveitando salas de associações de bairros, de entidades esportivas, de templos religiosos etc. Deu início ao plano de alfabetização de adultos e buscava realizar a conscientização das massas por meio da alfabetização e educação de base.

O Movimento de Educação de Base (MEB), estabelecido em 1961, da CNBB: Originou-se das ações das arquidioceses de Natal e Aracaju, por meio de escolas radiofônicas. Foi oficializado pelo Decreto n. 50.370, de 21 de março de 1961. Seu funcionamento previa o estabelecimento de parcerias e convênios entre o Governo da União e a CNBB. Houve financiamento para o desenvolvimento dos trabalhos de educação popular nas regiões subdesenvolvidas do Norte, do Nordeste e do Centro-Oeste do país. Atuava por meio de sistema radiofônico de educação de base. Atingiu 15 unidades federadas: Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e o território de Rondônia. Eram mantidos 55 sistemas radiofônicos de educação de base (BEISIEGEL, 1997, p. 223);

respondido por: mahmadelix
2

Resposta:

c (IC,IIB,IIIA)

Explicação:

Perguntas similares