Qual a definição de gene? Quando esse conceito foi criado? Como essa descoberta acerca dos genes impactou nossa maneira de compreender a evolução?
Respostas
Resposta:
1-GENÉTICA
unidade fundamental, física e funcional da hereditariedade, constituída pelo segmento de uma cadeia de ADN responsável por determinar a síntese de uma proteína; cístron.
2-que conceito?
3-Até recentemente, o foco do diagnóstico genético clínico pela técnica de sequenciamento do DNA era na tentativa de identificar a causa de doenças gênicas testando apenas 2% do genoma humano, apenas a região dita “codificante” - o conjunto de éxons ao qual se dá o nome de exoma. Esta é uma excelente estratégia diagnóstica pois no exoma encontram-se 85% das mutações deletérias à saúde de um indivíduo. A análise limitada ao exoma tem um favorável custo / benefício em face da excelente relação esforço empreendido / informação obtível.
Porém, não é possível esquecer que 15% das mutações que afetam a saúde estão fora do exoma: estão nos restantes 98% do genoma humano.
Resposta:
1) Gene é uma sequência de DNA que codifica para determinada informação, e o mais importante é que esta consegue se replicar, ou seja, o gene é uma unidade sobre a qual atua a seleção natural, e essa informação é passada adiante.
2) As palavras gene e genótipo foram cunhadas por Wilhelm Johannsen em 1901, muito mais tarde que as descobertas genéticas de Mendel. Este foi o primeiro a estabelecer, de fato, bases hereditárias da informação genética. Assim que surgiu o conhecimento em relação aos genes, diversos estudos se desenvolveram rapidamente por meio da investigação genômica, por exemplo, o Projeto Genoma Humano e o aprofundamento de técnicas de análise em biologia molecular.
3) No início da vida, é provável, moléculas replicadoras tiveram vantagem sobre as que não se replicavam. A replicação, às vezes, continha erros, o que gerava uma variabilidade. De modo gradual, alguns replicadores se agregaram a outras que conferiam vantagem, como as produtoras de uma capa que as protegia da degradação. Com isso, surgiram as máquinas de sobrevivência projetadas por genes, que são as diferentes espécies de seres vivos presentes no planeta Terra. Os genes produzem o que for necessário para continuar se replicando:flagelos para melhorar a locomoção, odores que permitam a animais o reconhecimento de parentes ou um cérebro que gere comportamentos complexos. Assim, os genes sofrem pressões e são moldados pela evolução, carregando e repassando a informação genética hereditária através de milhares de anos.