Respostas
Resposta:
O Rio Vermelho tem sua história iniciada no século XVI, com o naufrágio de Caramuru ao seu território. Aqui viviam os Tupinambás e Caramuru foi o elo de comunicação entre os nativos e os europeus. Quando o primeiro governador-geral chegou a Salvador, as terras a uma légua para o norte e duas léguas para o sertão do Rio Camarajipe foram doadas a Antônio de Ataíde. E assim nasceu o Rio Vermelho. Inicialmente a região tinha poucos habitantes, com uma paisagem de currais, armação de pesca e jesuítas.
Com a invasão holandesa de 1624, muito moradores vieram para o Rio Vermelho, pela distância do local invadido. Aproveitando o clima tenso e a desorganização dos brancos, alguns escravos fugiram para as matas frondosas, formando em 1629 um quilombo no Rio Vermelho.
ESPERO TER AJUDADO VC
O Quilombo do Rio Vermelho foi fundado em 1629 por escravos que fugiram para a região das matas fechadas. Se localiza na região de Salvador.
Quilombo do Rio Vermelho
A região era pouco habitada, e majoritariamente havia jesuítas e pescadores. Esse fator propiciou o estabelecimento do quilombo.
A sua fundação tem ligação com as invasões holandesas. O cenário de desordem favoreceu as fugas de escravos.
Três anos depois o quilombo foi esmagado por capitães do mato.
Os Quilombos eram símbolos da resistência dos escravos e lá, eles desenvolviam suas próprias formas de sobrevivência e resistência.
Viviam da agricultura, extrativismo, criação de animais e estabeleciam comércio. Promoviam, ainda, a fuga de outros escravos.
Leia sobre os Capitães do Mato: https://brainly.com.br/tarefa/36596877
#SPJ2