1. “Os grotões transformaram-se em jardins cortados ao meio pelas avenidas e pela sombra dos viadutos. Não há mais sapo. Nos jardins, encontrareis recintos fechados com instrutoras, dentistas e educadoras sanitárias dentro. São Parques Infantis onde as crianças proletárias se socializam aprendendo nos brinquedos o cooperativismo e os valores do passado.”(Mário de Andrade apud GOBBI, 2004).
Figura 1 – Parque Infantil Dom Pedro II, 1938. Fonte: B. J. Duarte | Acervo SMC
O trecho e imagem acima representam a disseminação de Parques Infantis pela cidade de São Paulo nos anos 1930, sob forte influência ideológica do Movimento da Escola Nova sobre o papel da criança na Educação pré-escolar. Sobre esse momento histórico e corrente de pensamento, é INCORRETO afirmar:
a. A renovação pedagógica proposta pelos adeptos do escola no vismo no Brasil propunha um acesso igualitário as ações pedagógicas, independente de classe social, com as crianças recebendo uma educação que privilegiava a criatividade e a sociabilidade infantil.
b. A renovação pedagógica proposta pelos adeptos do escola no vismo tinha caráter dual sendo implementado de formas diferentes em jardins de infância, onde frequentavam as crianças de classes mais abastadas, em detrimento dos parques infantis, utilizados pelos filhos de operários.
c. As propostas educacionais em âmbito nacional, nesse período, principalmente no que concerne às classes menos abastadas, eram principalmente jurídico-policiais, médico-higienista e religiosas.
c. A educação infantil da classe baixa tinha um caráter compensatório, baseada na teoria da compensação cultural, que enfocava em superar as condições sociais precárias à que essas crianças estavam sujeitas.
d. A disseminação de Parques Infantis pela administração do chefe do Departamento de Cultura de São Paulo (1935-1938) Mário de Andrade foram influência dos jardins de infância de Froebel e do Movimento da Nova Escola.
Respostas
Resposta:
CORRETA: A renovação pedagógica proposta pelos adeptos do escolanovismo no Brasil propunha um acesso igualitário as ações pedagógicas, independente de classe social, com as crianças recebendo uma educação que privilegiava a criatividade e a sociabilidade infantil.
Explicação:
Sobre a influência do Movimento da Escola Nova e a disseminação de parques infantis podemos afirmar que a. A renovação pedagógica proposta pelos adeptos do escola no vismo no Brasil propunha um acesso igualitário as ações pedagógicas, independente de classe social, com as crianças recebendo uma educação que privilegiava a criatividade e a sociabilidade infantil.
O Movimento da Escola Nova é um movimento organizado por educadores europeus e norte-americanos que tinha como proposta uma revisita do conceito de infância e suas necessidades e que também apresentavam a passividade em que a criança é identificada por meio da escola tradicional.
Existia na época uma forte influência de elementos tradicionais nos testes que iam de confronto pelos novos conceitos e técnicas que haviam sido introduzidos no cenário de ensino. Essa dualidade se apresentou enquanto novidade da Escola Nova por meio da assimilação dos ensinos e de seus desenvolvimentos.
Além das ideias igualitárias nas ações pedagógicas apesar das classes sociais.
Leia mais sobre o assunto em https://brainly.com.br/tarefa/28196062
Espero ter ajudado.