Animais herbívoros, como bois, cabras, camelos e veados, possuem em seu sistema digestório grande quantidade de bactérias e protozoários, que realizam a digestão da celulose encontrada nas gramíneas que servem de alimento a esses animais. Esses microrganismos, enquanto promovem a digestão da celulose, produzem também grandes quantidades de gases que se misturam ao ar atmosférico.Assinale a alternativa correta em relação aos gases produzidos por esses animais herbívoros: *
1 ponto
a) Esses animais produzem gases CFCs que alteram a camada de ozônio, proteção do planeta contra os raios nocivos do sol.
b) Animais herbívoros, produzem gases em seus tubos digestórios que contribuem para enfraquecer a camada de ozônio, que nos protege dos raios ultravioletas do sol.
c) Esses animais contribuem para o aquecimento global porque produzem em seus tubos digestórios grandes quantidades de gás metano, um gás de efeito estufa.
d) A digestão desses animais formam compostos de nitratos que em altas concentrações nas fezes dos animais contaminam o solo.
Respostas
Resposta:
Os animais herbívoros podem ser classificados, de acordo com a localização dos micro-organismos em seu sistema digestório, em monogástricos e ruminantes.
Digestão nos monogástricos
Nos herbívoros monogástricos, os micro-organismos que atuam na digestão da celulose são bactérias e estão presentes no intestino grosso, geralmente em uma região chamada ceco ou apêndice cecal. São exemplos de herbívoros monogástricos os cavalos, os jumentos, as zebras, os coelhos etc.
Já os herbívoros ruminantes são dotados de um grande estômago dividido em compartimentos. Esse estômago possui quatro compartimentos: rúmen (pança), retículo (barrete), omaso (folhoso) e abomaso (coagulador). São exemplos de ruminantes o boi, a cabra, a ovelha, a girafa, o camelo e o veado.
Ao deglutir o capim parcialmente mastigado, o ruminante o envia ao rúmen, onde é armazenado e amolecido pela grande quantidade de saliva secretada na boca. No rúmen, existem bactérias e protozoários ciliados que produzem a enzima celulase, que catalisa a hidrólise da celulose presente no alimento.
O conteúdo do rúmen passa ao retículo, onde há a formação de pequenos “bolos” de matéria vegetal já semidigerida no rúmen que são enviados de volta à boca para serem mastigados novamente. Esse processo é denominado ruminação, o qual perdura até que o alimento se torne finamente triturado.
Quando o alimento está bem triturado, é deglutido e passa para o omaso, onde a maior parte da água é absorvida. Posteriormente, passa ao abomaso, considerado o “estômago verdadeiro” dos ruminantes, pois é a porção do estômago que secreta o suco gástrico, rico em ácido clorídrico e em enzimas digestivas.
Do abomaso, o alimento segue para o intestino delgado, onde irá sofrer a ação das demais secreções digestivas, a bile, o suco pancreático e o suco entérico.
Resposta: C
Explicação: Esses animais contribuem para o aquecimento global porque produzem em seus tubos digestórios grandes quantidades de gás metano, um gás de efeito estufa.