• Matéria: História
  • Autor: oficialdanielly
  • Perguntado 5 anos atrás

No texto abaixo, adaptado do romance “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa, o jagunço Riobaldo Tatarana descreve, em linguagem literária, a ocorrência de um curioso fenômeno que observou.

Apois, um dia, num curtume, a faquinha minha, que eu tinha, caiu dentro de um tanque; era só caldo de casca-de-curtir, barbatimão, angico, lá sei que taninos. – Amanhã eu tiro... – falei comigo. Porque era de noite, luz nenhuma eu não tinha. Ah, então saiba: no outro dia, cedo, a faca, o ferro dela, estava roído, quase por metade, carcomido por aquela agüinha escura e azeda, toda quieta, pouco borbulhando. Deixei, mais pra ver... Sabe o que foi? Pois, nessa mesma tarde, da faquinha, só se achava o cabo... O cabo - por não ser de frio metal, mas de chifre de veado galheiro.

Considerando que o líquido citado (caldo de casca-de-curtir) continha bastante tanino (ácido tânico) dissolvido, a reação química (corrosão do ferro pelo ácido) descrita acima, foi do tipo:

Respostas

respondido por: robertaclarobarbier4
23

Resposta:

deslocamento

Explicação:

pq essa é a resposta

respondido por: cassiacastrk
27

Resposta:

Letra C.

Explicação:

Como descrito no enunciado da questão, a reação ocorre entre uma substância simples (ferro) e uma substância composta (ácido tânico). Em uma reação de deslocamento ou simples troca, há dois reagentes e dois produtos. Entre os dois reagentes, um é substância simples e o outro é substância composta. Entre os produtos um também será substância simples e o outro substância composta.

Perguntas similares