• Matéria: Português
  • Autor: cassamdrademello
  • Perguntado 5 anos atrás

MISERICÓRDIA, RELIGIÕES E CONVIVÊNCIA
Gestos de compaixão e de misericórdia são capazes de transformar o mundo . A misericórdia é uma prática que ultrapassa as religiões e está presente em diversas culturas.
Relacionado às religiões ou não, os gestos de misericórdia são muito importantes para garantir o respeito a todos os seres vivos e à dignidade humana.
Misericórdia é uma palavra de origem latina, unindo as palavras “ compaixão “ e “ coração “. Nesse sentido, envolve ações de compaixão que vêm do coração. Sobre a misericórdia, papa Francisco afirma:
Mas a misericórdia à qual somos chamados abrange toda a criação, que Deus nos confiou para sermos os seus administradores e não exploradores ou, pior ainda, destruidores.
De acordo com o papa Francisco, todos devem estar comprometidos com a misericórdia, principalmente os líderes religiosos. Em um mundo marcado pela violência, pela intolerância e pela ganância, a misericórdia é um dos caminhos para a construção de um futuro mais solidário e comprometido com os necessitados.
Várias religiões estabelecem o compromisso de acolhida e amor aos necessitados.
Por meio de suas instituições, muitas religiões desenvolvem ações de caridade e misericórdia, capazes de resgatar a vida e a dignidade de grupos vulneráveis.
De modo geral, as religiões estão comprometidas com a misericórdia. Para o Islamismo, Alá é a fonte de toda a misericórdia, pois é considerado “ o misericordioso o que dá misericórdia”. Para o Judaísmo, a palavra” misericórdia”, da raiz Hebraica rehem, significa “ colo ou ventre materno”. Nesse sentido, a misericórdia supõe, como o amor materno, um sentimento de abnegação.
Para o Budismo, a misericórdia está relacionada à ideia de compaixão, e no Budismo chinês, é representada pela figura da deusa da misericórdia ( ou deusa da compaixão ) Kuan Yin, símbolo do amor e da generosidade. Nas religiões afro-brasileiras, a misericórdia é fundamental para a prática do perdão e para a acolhida aos menos favorecidos.
RESPONDA:
1 – A misericórdia pode ser entendida como o ato de contribuir para o bem das pessoas que mais necessitam. Ela também pode auxiliar na manutenção da vida e da dignidade humana. Explique de que modo as religiões compreendem a misericórdia.
- Islamismo:
- Cristianismo:
- Budismo:

2 – Leia o trecho e responda a questão.
A floresta está viva, e é daí que vem sua beleza. Ela parece sempre nova e úmida, não é? Se não fosse assim, suas árvores não seriam cobertas de folhas. Não poderiam mais crescer, nem dar aos humanos e aos animais de caça os frutos de que se alimentam. Nada poderia nascer em nossas roças. Não haveria nenhuma umidade na terra, tudo ficaria seco e murcho, pois a água também está viva. É verdade. Se a floresta estivesse morta, nós também estaríamos, tanto quanto ela! Ao contrário, está bem viva. Os brancos talvez não ouçam seus lamentos, mas ela sente dor, como os humanos.
De acordo com o texto, por que é importante preservar e valorizar a natureza?​

Respostas

respondido por: langloba5
3

Resposta:

o

Cristianismo..... Ñ sei o resto

Perguntas similares