• Matéria: História
  • Autor: satiadejesuslacerda
  • Perguntado 5 anos atrás

a) Sobre qual história a peça do dramaturgo inglês conta?​


dudahborja7: qual obra?
dudahborja7: qual obra de Shakespeare?

Respostas

respondido por: dudahborja7
0

Você não colocou qual obra, então  vou citar duas do Shakespeare!

Romeu e Julieta

A obra de dramaturgia relata a história de amor entre Romeu e Julieta. Romeu e Julieta representa um dos maiores clássicos da literatura mundial e uma das obras mais emblemáticas de Shakespeare. Até os dias atuais, o texto é encenado e possui diversas paródias.

Romeu e Julieta são os protagonistas dessa história de amor. Eles se apaixonam perdidamente.

No entanto, ambas famílias tem uma longa história de disputas. Romeu, que pretende casar com Rosalina, muda de ideia quando conhece a filha única dos Capuleto. Após o encontro, eles decidem se casar.

Eles se conhecem num baile de máscaras que ocorreu na cidade de Verona (Itália) e logo se apaixonam.

Entretanto, eles desconhecem suas origens, ou seja, nem imaginam que aquele amor pode causar muitos problemas.

Com a esperança das famílias se entenderem, Frei Lourenço, amigo e confidente de Romeu, realiza secretamente o casamento dos jovens.

Uma das peripécias da obra é o duelo que ocorre entre Teobaldo, primo de Julieta, Mercúcio, amigo de Romeu, e o próprio Romeu. Como resultado dessa briga, Teobaldo e Mercúcio morrem.

Diante disso, o príncipe de Verona decide exilar Romeu da cidade. No entanto, ele aparece durante à noite para se encontrar com sua amada Julieta.

Nesse momento, eles tem uma noite de amor. Julieta que está prometida por Páris, um jovem nobre e parente do príncipe, tenta adiar a data do casamento, porém sem sucesso.

Desesperada com esse fato, Julieta decide pedir ajuda ao Frei Lourenço. Ele lhe oferece uma bebida que supostamente parecerá que está morta.

Com isso, ele manda uma carta ao Romeu, que ainda está exilado, para revelar seu plano e unir definitivamente o casal.

Todavia, Romeu não recebe a mensagem do Frei e por seu criado Baltasar fica sabendo da "morte" de Julieta. Inconformado, ele compra um veneno em um boticário.

Vai até a cripta da família Capuleto, onde está o corpo de Julieta. Ali, ele encontra com Páris, o futuro pretendente de Julieta. Eles chegam a lutar e Romeu o mata.

Após a morte de Páris, Romeu toma o veneno. Quando Julieta desperta e compreende que Romeu tomou o veneno, ela se mata com o punhal de seu amado.

Por fim, proibidos de viverem essa história de amor, eles escolhem a morte. Diante disso, as famílias que antes viviam em discórdias, passam por um momento de paz.

Hamlet

Hamlet é considerada uma tragédia. A peça se passa na Dinamarca, e conta a história do Príncipe Hamlet que tem como objetivo vingar a morte do rei Hamlet, seu pai, que foi executado pelo próprio irmão, Cláudio. Depois de envenena-lo, Cláudio casou-se com a rainha e se tornou rei daquele país.


dudahborja7: Em Hamlet, o protagonismo é do Príncipe da Dinamarca, filho do recém falecido rei Hamlet e sobrinho do rei Cláudio, que é o irmão que sucede seu pai no trono.

Logo quando o rei veio a óbito, Cláudio casou às pressas com a viúva de seu irmão, Gertrudes, mãe do príncipe. Nesse ambiente histórico, a Dinamarca vivia um momento de conflito com a Noruega com uma eminente pretensão de invasão comandada pelo príncipe norueguês Fórtinbras.
dudahborja7: O jovem resolve fingir que está com problemas psiquiátricos acreditando que essa é a única maneira de ter a sua vida preservada, mas o atual rei fica desconfiado e parece não acreditar muito. Nesse momento a história fica mais agitada e, para confirmar que tinha algo esquisito acontecendo no reino dinamarquês ou “…algo de podre…” (célebre frase do autor), o príncipe assusta o seu “tio padrasto” fazendo uma peça em que encena de forma parecida com a qual seu pai foi assassinado.
dudahborja7: A encenação deixa o rei desconfortável e com isso Hamlet se convence de que foi o seu tio e agora padrasto, o responsável pela morte de seu pai e o próprio irmão dele.
dudahborja7: A personalidade do vilão dá um tom à trama de complexidade, que não ficaria tão bem representada se a obra apenas expusesse uma luta do bem contra o mal. Shakespeare é brilhante na forma em que coloca uma peça dentro de outra peça.
dudahborja7: O drama do personagem principal da obra era vingar ou não a morte de seu pai igualando-se ao algoz do mesmo e cometendo outro assassinato. Seu duelo mental era se deveria fazer justiça com as próprias mãos ou perdoar seu tio que havia trazido tragédia e tristeza para sua família. Esse conflito interno lembra as mazelas da vida que são tão antigas quanto a criação do próprio homem.

Bons estudos!
dudahborja7: Não coube o resumo na resposta! Bon esyudos
Perguntas similares