A lavoura açucareira deu muitos lucros para Portugal e , principalmente, a terça parte do valor do açúcar bruto. EXPLIQUE como se deu a participação dos holandeses na economia açucareira.
Respostas
Resposta:
A produção açucareira exigia uma complexa infraestrutura que envolvia o uso de grandes propriedades, a empresa colonial exigia um alto investimento. Não tendo todo o capital exigido para o negócio, Portugal contou com o auxílio de banqueiros europeus que financiavam uma considerável parte deste empreendimento. Dentre esses financiadores se destacavam os banqueiros holandeses, que, com o passar do tempo, passaram também a intermediar a negociação do produto em diferentes pontos da Europa. Assumindo o papel de atravessadores, acabavam abocanhando uma considerável parcela dos lucros.
Foi de grande importância para a expansão da classe mercantil daquele país. Além disso, o ritmo de exploração e desenvolvimento dos centros de produção no Brasil provavelmente não teria alcançado o mesmo ritmo sem essa mesma participação do capital holandês. Apesar do bom relacionamento comercial que se desenvolvia entre Portugal e Holanda, essa parceria tomou outros rumos no final do século XVI.
No século XVI os banqueiros holandeses fizeram acordos com os portugueses para que juntos eles explorarem a produção de açúcar no nordeste brasileiro. Dessa maneira os holandeses ficariam responsáveis de emprestar dinheiro para a construção dos engenhos, do transporte do açúcar, do refino e do comercio na Europa e os portugueses de administrar e vender a mercadoria bruta para o holandeses.