Respostas
Resposta:
As formas farmacêuticas sólidas podem ser classificadas em cápsulas, drágeas, comprimidos, grânulos, supositórios e pós.
Explicação:
As cápsulas são formas compostas por um envoltório comestível, que normalmente é à base de gelatina. Dentro desse envoltório, está princípio ativo. As cápsulas são administradas por via oral.
As drágeas são formas farmacêuticas em que o princípio ativo está em um invólucro constituído por diversas substâncias, como resinas, gelatinas, gomas, açúcares, ceras. São chamados também de comprimidos revestidos.
Os comprimidos são preparações sólidas obtidas pela compressão de princípios ativos secos. Podem apresentar vários formatos, como ovais, cilíndricos, redondos, entre outros.
Os grânulos são preparações que apresentam formato de grãos ou grânulos irregulares. Podem ser administrados diretamente ou de serem utilizados em formulações.
Os supositórios e os óvulos possuem formato cônicos ou ogivais, para aplicação retal e vaginal, respectivamente. São usados em substituição à via oral, no caso de lesão na mucosa do trato gastrointestinal ou quando o paciente apresenta quadro de vômito ou dificuldade de deglutição.
Os pós são preparações para uso externo e interno. São compostos por uma mistura de fármacos finamente divididos e secos. Podem ser classificados em simples, quando derivados de uma droga ou em compostos quando derivados de uma mistura de duas ou mais drogas.