Respostas
Resposta:
Os verbos regulares e irregulares, assim como os auxiliares, são classificações do verbo referentes à flexão. Abaixo, confira a divisão:
Para entendermos melhor, vamos falar sobre a diferença entre o verbo Regular e Irregular.
Verbos regulares
São verbos que não apresentam alterações no radical em sua conjugação e que admitem as terminações próprias de sua conjugação. Exemplo:
Todo verbo regular é paradigma de sua conjugação. Alguns verbos regulares apresentam particularidades na pronúncia ou na escrita. É o caso de:
A troca das letras J por G, por exemplo, é uma alteração gráfica e não fonética. Uma dica para saber se um verbo é regular: conjugá-lo no Presente e no Perfeito do Indicativo, se o verbo for regular nessas duas formas, será regular em todas as demais.
Mobiliar: diferentemente da maioria dos verbos terminados em –iliar, cuja sílaba tônica é o li (como em auxilio, concilio), o verbo mobiliar tem o bi como sílaba tônica em algumas de suas formas:
Averiguar, aguar, enxaguar, apaziguar: são verbos que apresentam duas pronúncias em algumas de suas formas:
Optar, Obstar: pronúncia adequada de algumas formas desses verbos, abaixo a sílaba tônica destacada:
Verbos irregulares
São verbos que apresentam alterações no radical em sua conjugação e que não admitem as desinências próprias de sua conjugação. Ele apresenta alterações nos dois elementos - radical e desinências. Exemplos:
A forma irregular de um verbo pode se dar por dois motivos:
1. Pela sua flexão não ser da forma correspondente ao paradigma. Sendo assim, a 1ª pessoa do singular do presente do indicativo, por exemplo, de estar é irregular:
estou – terminação OU difere da 1ª pessoa do singular do Presente do Indicativo no correspondente paradigma – amo
2. Pelo radical ser diferente do radical do infinitivo impessoal, ou seja, a 1ª pessoa do singular do Presente do Indicativo, por exemplo, de pedir é irregular:
Peço – o radical peç- é diferente do infinitivo impessoal –ped.
Os verbos irregulares da 1ª conjugação são muito poucos, apenas o ESTAR e o DAR. Além deles, os verbos terminados em –ear e –iar. Nos verbos terminados em –ear é acrescentado um i depois do e nas formas Rizotônicas (aquelas cujo acento tônico recai sobre o radical). Exemplo:
Os verbos terminados em –iar são inteiramente regulares, para estes verbos é acrescentado um e antes do i nas formas Rizotônicas , coincidindo assim, suas vogais finais com as dos verbos terminados em –ear. Exemplo: