Respostas
Resposta: Logo, os mercantilistas defendiam a tese de que a riqueza de uma nação era medida pela quantidade de metal que acumulassem. Consequentemente, o poder do Estado crescia proporção em que tivesse entesourado metais
Assim sendo, através de um governo absolutista, várias medidas foram tomadas em prol da acumulação de ouro e prata. Tudo isso para tornar o país autossuficiente e fortalece-lo em tempos de guerra.Metalismo: Também chamado de bulionismo, acreditava que um país era rico na medida em que tivesse muito ouro e prata acumulados.
Protecionismo: Através de uma balança comercial positiva, ou seja, exportação superior à importação, era possível acumular mais metais. Isso era possível através de medidas como sobretaxar os produtos importados para beneficiar a produção nacional.
Intervenção do Estado na economia: Predominava o poder absolutista em que um Estado centralizador e autoritário possibilitaria a expansão econômica. Dessa forma o Estado financiava expedições marítimas, regulava impostos, concedia monopólios à burguesia, além de outras medidas.
Expansão marítima: Em busca de mais metais preciosos alguns países europeus resolveram expandir suas fronteiras para buscar novos mercados.
Estabelecimento de monopólios: A fim de obter o domínio da atividade econômica, monopólios eram estabelecidos entre a burguesia e o Estado. Além disso, foi muito utilizado nas relações comerciais entre a colônia e a metrópole.