Pesquisa sobre as principais rebeliões no Brasil regencial.
-Balaiada: local, revoltosos e causas.
-Cabanagem: local, revoltosos e causas.
-Sabinada: local, revoltosos e causas.
-Revolta dos Malês: local, revoltosos e causas.
-Revolução Farroupilha: local, revoltosos e causas.
Respostas
Resposta:
-Balaiada: Ocorreu no Maranhão; os revoltosos foram escravos e de classes baixas com cunho popular; as causas foram a crise econômica, contra a regência que estava no poder, contar recrutamento compulsório, a favor de Dom Pedro II, pela igreja, pela constituição.
-Cabanagem: Ocorreu no Pará; os revoltosos eram escravos e de classes baixas com senso de justiça popular; as causas foram defesa da liberdade, da religião católica, a favor de Dom Pedro II e contra o a regência.
-Sabinada: Ocorreu na Bahia: os revoltosos no começo eram mais da parte da elite e depois de perderem o controle assume a população negra livre e popular; as causas foram; as causas foram crise econômica, contra a regência e a favor de Dom Pedro II, uma maior representatividade política.
-Revolta dos Malês: Ocorreu na Bahia, os revoltosos eram os escravos com religião islâmica, causas foram o tratamento de forma desumana que recebiam
-Revolução Farroupilha: Ocorreu no Rio Grande do Sul; os revoltosos eram da elite; eram contra a centralização da corte, disputas fiscais entre a província e o império
Explicação: