Trecho de A situação da classe trabalhadora na Inglaterra (1845), por Friedrich Engels
“A elevada mortalidade que se verifica entre os filhos dos operários, e particularmente dos operários de fábrica, é uma prova suficiente da insalubridade à qual estão expostos durante os primeiros anos. Estas causas também atuam sobre as crianças que sobrevivem, mas evidentemente os seus efeitos são um pouco mais atenuados do que naquelas que são suas vítimas. [...] O filho de um operário, que cresceu na miséria [...], na umidade, no frio e com falta de roupas, aos nove anos está longe de ter a capacidade de trabalho de uma criança criada em boas condições de higiene. Com esta idade é enviado para a fábrica, e aí trabalha diariamente seis horas e meia (anteriormente oito horas, e outrora de doze a catorze horas, e mesmo dezesseis) até a idade de treze anos. A partir deste momento, até os dezoito anos, trabalha doze horas. Aos fatores de enfraquecimento que persistem junta-se também o trabalho. É verdade que não podemos negar que uma criança de nove anos, mesmo filha de um operário, possa suportar um trabalho cotidiano de seis horas e mais sem que daí resultem efeitos nefastos visíveis, de que este trabalho seria a causa evidente. Mas temos que confessar que a permanência na atmosfera da fábrica, sufocante, úmida, por vezes de um calor morno, não poderia em qualquer dos casos melhorar a sua saúde."
ENGELS, Friedrich. A situação da classe operária na Inglaterra. São Paulo: Global, 1986 [1845], p. 170-171.
Glossário:
Insalubridade: Que provoca doenças ou que coloca em risco a saúde do trabalhador.
Atenuados: Enfraquecido, moderado, reduzido.
Nefastos: Malvados, péssimos, desfavoráveis.
Friedrich Engels (1820-1895) empresário e teórico alemão que viveu na Inglaterra durante a Revolução Industrial. Junto com Karl Marx, foi um dos principais críticos das desigualdades sociais de sua época. Filho de um industrial, produtor de tecidos na Inglaterra, Engels viu de perto o cotidiano da classe trabalhadora inglesa. Em 1845, publicou A situação da classe operária na Inglaterra, em que descreve e denuncia as condições de trabalho no auge do desenvolvimento industrial.
Como Engels descreve as condições de trabalho das crianças nas fábricas?
O empregador oferecia condições dignas de trabalho.
As crianças na Inglaterra recebiam todos os direitos trabalhistas.
As crianças trabalhavam no Programa Jovem Aprendiz.
As crianças trabalhavam em péssimas condições (o ambiente fabril era “insalubre”, segundo o autor) e em longas jornadas (entre 8 e 6 horas e meia). Esta situação piorava a já ruim condição de vida dos filhos de operários, levando a problemas de saúde e à alta taxa de mortalidade.
davirodri58:
cade as perguntas??
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
me desculpe mas realmente não sei infelizmente me desculpe
Perguntas similares
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás