Respostas
Resposta:
é responsável pela mistura entre os genes. Nos eucariontes, a recombinação gênica ocorre por meio de dois processos durante a meiose: a segregação independente dos cromossomos e a permutação (crossing over). Muitas combinações podem ser formadas entre a mistura de genes de dois indivíduos.
Explicação:
Tipos de Recombinação Gênica
A recombinação gênica pode ser homóloga ou não-homóloga:
Recombinação gênica homóloga: ocorre entre sequências de DNA idênticas ou muito similares. Ou seja, entre sequências homólogas.
Recombinação gênica não-homóloga: ocorre entre sequências de DNA sem qualquer similaridade entre si.
Recombinação Gênica e Mutação
A recombinação gênica e a mutação são processos diferentes.
Porém, ambos os processos estão envolvidos com a variabilidade genética dos indivíduos.
A mutação corresponde a alterações hereditárias na sequência do DNA. É a fonte primária de variabilidade.
A recombinação gênica é a mistura de genes entre indivíduos de uma mesma espécie. Aumenta a variabilidade primariamente produzida pela mutação.
Assim, pode-se dizer que mutação e a recombinação agem em conjunto. Enquanto, a mutação modifica o DNA. A recombinação promove a mistura entre os genes modificados entre dois indivíduos.
Recombinação Gênica e Evolução
A teoria moderna da evolução (Neodarwinismo) considera três fatores principais no processo evolutivo: a mutação gênica, a recombinação gênica e a seleção natural.
A mutação e a recombinação gênica são responsáveis pela variabilidade genética, garantem que os indivíduos sejam geneticamente diferentes a cada geração.
Sem os processos de variabilidade genética, como a recombinação gênica e a mutação, a evolução seria extremamente lenta. Isto porque, não haveriam mecanismos para reunir as mutações de diferentes indivíduos.
É através da variabilidade genética que ocorre a evolução e adaptação dos organismos ao ambiente.
A recombinação geralmente acontece durante a formação das células reprodutivas, de modo que essas células contenham DNA recombinante. Já em bactérias, a oportunidade para a recombinação genética pode surgir de várias maneiras diferentes, mas em todos os casos, duas moléculas de DNA são unidas.
A reprodução sexuada é um importante mecanismo que proporciona a variabilidade genética entre os indivíduos de uma população.