Respostas
Resposta; texto
Explicação:
Os principais movimentos musicais brasileiros que apareceram no século XX estão relacionados aos princípios modernistas. A partir do Modernismo, a música brasileira valorizou os elementos da brasilidade, tendo em vista a mistura de culturas, como a europeia, a africana e a indígena. Essa valorização foi representada em movimentos de músicos e compositores, como a Bossa Nova, o Tropicalismo, o Clube da Esquina, entre outros. Você já ouviu falar a respeito?
A Bossa Nova
A Bossa Nova foi um movimento musical que surgiu no final de 1950 na zona sul do Rio de Janeiro. Teve como precursores os músicos João Gilberto, Tom Jobim e o poeta e músico Vinicius de Moraes. O termo Bossa Nova, que significa Nova Tendência, tem vasta utilização na música brasileira e, segundo o compositor Noel Rosa, designava um tipo de samba. Inicialmente, indicava apenas o novo jeito de os jovens cantores apresentarem o samba, estilo nascido nos morros cariocas, mas, posteriormente, incluiu elementos de estilos como o jazz e o choro, fazendo surgir uma nova consciência estética na Música Popular Brasileira (MPB).
A partir de 1957, esses jovens estabeleciam um novo paradigma para a música brasileira. As letras da Bossa Nova eram leves e com compromisso mais estético que social. Seus cantores não precisavam ter uma voz muito potente, pois o canto pausado, quase falado, dava mais força às palavras do que à melodia.
Entre os músicos se destacaram Baden Powell, Newton Mendonça, Aloysio de Oliveira, Sylvia Telles, Nara Leão, Chico Buarque, Francis Hime, Edu Lobo, Carlos Lyra, Roberto Menescal, Ronaldo Bôscoli e Marcos Valle.
“Águas de março” foi composta por Tom Jobim e cantada por Elis Regina. A canção é uma descrição de elementos que Jobim via no ambiente rural com o sentimento que ele estava vivendo à época. Ele fala de elementos simples, como caco de vidro, toco e anzol. Ouça “Águas de março” na internet e observe as pausas feitas pelo cantor.
Os artistas dessa época fizeram diversas apresentações e venderam muitos discos fora do Brasil, marcando a Bossa Nova como um expoente brasileiro. O disco Chega de saudade, de João Gilberto, foi o marco do movimento. Em meados de 1960, um grupo de músicos formado por Marcos Valle, Dorival Caymmi, Edu Lobo e Francis Hime buscou aproximar a Bossa Nova das culturas brasileiras. Dessa forma, surgiu uma adesão às questões sociais, inserindo ao movimento sambistas como Zé Ketti, Cartola e Nelson Cavaquinho. Também nessa vertente aderiram nomes como Nara Leão, Carlos Lyra, Vinicius de Moraes e Baden Powell. A Bossa Nova foi um estilo que influenciou muito as outras gerações de músicos brasileiros, chegando a inspirar o rock nacional nos anos 1980, no trabalho de artistas como Cazuza e Lobão.