A eficiência de terapias que utilizam o ozônio, O3(s), vem sendo questionada por
profissionais da saúde uma vez que esse gás, além do odor irritante, é uma substância tóxica. O ozônio é um constituinte importante da estratosfera porque bloqueia a radiação ultravioleta do Sol, mas, na baixa atmosfera, é considerado um poluente do ar, cuja concentração pode ser determinada na reação com o iodeto de sódio, em meio aquoso, de acordo com a equação química:
O3(g) + 2Nal(aq) + H2O(/) —>
O2(g) + I2(s)+ 2NaOH(aq)
Considerando-se essas informações associadas as propriedades das substâncias
quimicas, responda:
a) Qual o agente redutor da reação? Qual o elemento que sofre redução?
b) Qual o volume de gás oxigênio formado na CATP, quando se é consumido na
reação 550 gramas de Nal?
Respostas
O ozônio (O3) é um dos gases que compõe a atmosfera e cerca de 90% de suas moléculas se concentram entre 20 e 35 km de altitude, região denominada Camada de Ozônio. Sua importância está no fato de ser o único gás que filtra a radiação ultravioleta do tipo B (UV-B), nociva aos seres vivos.
O ozônio tem funções diferentes na atmosfera, em função da altitude em que se encontra. Na estratosfera, o ozônio é criado quando a radiação ultravioleta, de origem solar, interage com a molécula de oxigênio, quebrando-a em dois átomos de oxigênio (O). O átomo de oxigênio liberado une-se a uma molécula de oxigênio (O2), formando assim o ozônio (O3). Na região estratosférica, 90% da radiação ultravioleta do tipo B é absorvida pelo ozônio.
Espero ter ajudado ❤