Em A revolução dos bichos, de George Orwell, vemos a implementação progressiva de uma organização que tem sua hierarquia fundamentada em uma diferença de capacidade, decorrente de uma diferença entre as raças. Os porcos tornam-se os líderes dos animais e passam a tomar as decisões sobre o trabalho, a distribuição da produção e dos espaços, as regalias etc. Os próprios porcos argumentam em seu favor dizendo "Não penseis, camaradas, que a liderança seja um prazer. Pelo contrário, é uma enorme e pesada responsabilidade. Ninguém mais que o Camarada Napoleão crê firmemente que todos os bichos são iguais. Feliz seria ele se pudesse deixar-vos tomar decisões por vossa própria vontade; mas às vezes poderíeis tomar decisões erradas, camaradas; e então, onde iríamos parar? Valentia não basta. A lealdade e a obediência são mais importantes. Disciplina, camaradas, disciplina férrea! Esse é o lema para os dias que correm. Um passo em falso, e o inimigo estará sobre nós." Você acredita que: *
a) Este é um processo autoritário, de implementação progressiva da dominação de uma cúpula que passa a operar de forma arbitrária. Suas justificativas são meros argumentos para a instituição de uma autocracia.
b) Este livro é bastante fantasioso, pois tenta reproduzir situações humanas sem levar em conta que os humanos são todos iguais e que uma tal distinção só poderia basear-se nas diferenças efetivas de capacidade e não em diferenças raciais.
c) Embora os porcos passem a adotar medidas autoritárias e nocivas à sociedade, isto decorre de um desvio em sua conduta, pois é, sim, necessário reconhecer que existem diferenças entre os homens, sobretudo em relação a seu preparo e, a partir destas diferenças, o grupo melhor preparado deve, sim, governar, mas visando o bem da comunidade e não o seu bem particular.
d) Esta situação é muito semelhante àquela em que vivemos hoje, pois é evidente que uma elite branca, garantindo seus privilégios de classe, governa e manipula a maioria para seu deleite pessoal.
Respostas
respondido por:
7
Resposta:
b
Explicação:
confia
Perguntas similares
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás