thomas young (1773-1829) fez a luz, de uma fonte, passar por duas fendas paralelas antes de atingir um obstáculo e observou no anteparo o surgimento de regiões claras e escuras. marque a alternativa verdadeira a respeito desse fenômeno: * 1 ponto a) trata-se do fenômeno da refração, em que a luz tem condição de passar por obstáculos. b) trata-se do fenômeno da difração, que corre somente com ondas mecânicas. c) trata-se do fenômeno da difração, em que, após a passagem por pequenos obstáculos, as ondas tendem a contorná-lo. d) trata-se do fenômeno da polarização, em que, após a passagem por pequenos obstáculos, as ondas tendem a contorná-lo.
Respostas
Resposta:
1-C
Trata-se do fenômeno da difração, em que, após a passagem por pequenos obstáculos, as ondas tendem a contorná-lo.
2-B
Difração
A respeito do fenômeno descrito na questão, a alternativa correra é a letra C - Trata-se do fenômeno da difração, em que, após a passagem por pequenos obstáculos, as ondas tendem a contorná-lo.
Thomas Young foi um médico e cientista que no ano de 1801 realizou um experimento que fez com que uma fonte luminosa fosse difratada.
A difração é um fenômeno que ocorre com todos os tipos de onda (tanto mecânicas como eletromagnéticas), e basicamente é a capacidade que as ondas têm de transpor obstáculos. Por exemplo, quando podemos ouvir uma música sendo tocada em outro cômodo. A difração está relacionada ao comprimento do obstáculo ou ao tamanho da passagem a ser transposta, e ao comprimento de onda.
Thomas Young com seu experimento demonstrou que a luz é um fenômeno ondulatório.
Saiba mais: https://brainly.com.br/tarefa/32418566