Respostas
Resposta:
A Emparedada da Rua Nova é uma obra do escritor brasileiro Carneiro Vilela (1846-1913) e também uma lenda urbana recifense. O livro relata o caso de uma jovem burguesa, engravidada pelo namorado e que foi emparedada viva em seu próprio quarto, a mando de seu pai, o abastado comerciante Jaime Favais, para encobrir a vergonha familiar e preservar-lhe a honra. O crime teria sido cometido num sobrado na Rua Nova, onde hoje está localizado um prédio que, segundo o neto do escritor, tem o número 200.
Os recifenses mais antigos acreditam que o romance foi realmente um crime que poderia ter acontecido. Há relatos de pessoas que passaram ao lado do casarão à noite, onde supostamente a moça foi emparedada. Elas dizem ter ouvido a voz de uma mulher pedindo socorro, barulho de cadeado sendo arrastado pelo chão e pisadas fortes no chão. Há quem diga que desmaiou nas cercanias da casa e acordou do lado de dentro da propriedade, junto à aziaga parede.
Tereza Bicuda – Jaraguá/GO
Tereza Bicuda, a mais famosa lenda jaraguense demonstra tudo aquilo que era abominado e fugia aos padrões éticos e morais da época em que viveu esta mulher. A lenda de Tereza Bicuda é uma viagem ao imaginário, uma mulher muito má que após muitos anos de tortura à sua própria mãe, morreu e recebeu seu eterno castigo de nunca mais encontrar a paz. Muitos acreditam que até hoje a alma dela vague nas madrugadas da cidade, procurando por incautos para atormentar e perseguir.