Percebemos uma grande quantidade de violência nos meios de comunicação, mais especificamente uma extensa cobertura e divulgação de fatos relacionados à violência na cidade do Rio de Janeiro. A utilização dos meios de comunicação de massa como veículos alienantes e meio de manobra do cidadão comum é algo que, a nosso ver, necessita de uma reflexão mais apurada, uma tentativa de desvendar o poder que a mídia pode exercer sobre a população. Não se trata aqui apenas do poder da notícia, da divulgação pura e simples de um fato, mas da propaganda ideológica por detrás da notícia, a disseminação metódica e continuada de alguns fatos em detrimento de outros. Os fatos cotidianos, os acontecimentos diários, não são o que se espelha nas páginas dos jornais, ou nas telas de televisão. O que se vê nos meios de comunicação de massa são apenas uma amostragem parcial, escolhida propositadamente por alguém para ser noticiado.
A escolha do que vai ser noticiado segue algumas diretrizes, tais como a linha editorial do veículo, o público-alvo a que se dirige a mensagem, a conjuntura social e política etc. Essa hierarquização dos fatos obedece a uma lógica que se torna visível a quem olhar o noticiário com olhos mais atentos.
SILVA, Carmelo Dutra da. Violência e mídia impressa: propaganda e sensacionalismo em um jornal carioca. In: Anais do II Seminário Interno PPGCOM UERJ, 4-5 dez. 2018. Disponível em: < http://www.contemporanea.uerj.br/pdf/ed_11ex/16_CarmeloSILVA_IISeminarioPPGCOM.pdf >. Acesso em: 13 out. 2020. (adaptado).
Considerando as informações apresentadas nos textos 1 e 2, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O texto 1 corrobora com os argumentos trazidos no texto 2 acerca da predileção de boa parte da grande mídia por enfocar em seu repertório de notícias fatos relacionados a crimes e violência, o que é feito de modo intencional.
PORQUE
II. De acordo com o texto 2, existe um método aplicado no modo como a grande mídia produz e dissemina seu noticiário, visto que os veículos de informação possuem viés ideológico e interesses próprios que norteiam seu trabalho.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são falsas.
Respostas
Resposta:
Alternativa 1:
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Explicação:
A alternativa correta é a Alternativa 1: As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Os meios de comunicação de massa são os que possibilitam uma difusão para a informação quanto as contingentes desde que por isso se trata de uma comunicação em massa. São eles: rádios, sites de notícia e a televisão.
O texto 2 discorre sobre a disseminação da notícia e a presença de um viés ideológico para seus próprios interesses afirmando que existe determinado plano de aplicação no modo como esse evento acontece.
O texto 1 apresenta argumentos que complementam o texto 2 ao indicar aspectos como o enfoque do repertório de notícias que se relacional em casos violentos de modo intencional.
Leia mais sobre o assunto em https://brainly.com.br/tarefa/24537566
Espero ter ajudado.