4- Leia os textos a seguir para responder à próxima questão. Texto 1- E chegou mais um navio no porto, e lá vai ele pegar mais caixas pesadas para deixar na alfândega. Ele se perguntava “o que será que tem aqui dentro?”. Texto 2 – Ele era acordado muito cedo, seu desjejum era um gole de cachaça, pegava no facão e começava a cortar cana. Texto 3- Era um privilégio poder andar livremente por aí, ficava cansado, é verdade, andava o dia todo carregando aquele peso nas costas e tinha que voltar à noite com o dinheiro combinado, mas preferia viver assim a como viviam seus irmãos. Texto 4 – Tão logo o patrão chegava para tomar seu desjejum ela ia para o seu quarto arrumar a cama e dar início à limpeza do chão. Cada texto acima trata de um tipo de escravismo praticado no Brasil colonial. Assinale a alternativa que nomeia corretamente e na ordem cada tipo. A) Escravo de ganho, urbano, de campo e doméstico. B) Escravo urbano, de campo, de ganho e doméstico. C) Escravo de ganho, de campo, urbano e doméstico.
Respostas
Resposta:
letra B
Explicação:
Tenho livros falando sobre isso que tem a mesma questão
É correta a alternativa B, já que o texto 1 apresenta um escravizado em contexto urbano (trabalha em um porto), o 2 apresenta um escravizado das áreas rurais, o texto 3 apresenta um escravizado que trabalhava com o pequeno comércio e serviços e o texto 4 um escravizado que passa a vida servindo domesticamente ao seu captor.
Estas diferentes formas de escravidão (urbana, rural, de ganho e doméstica) são apenas algumas das muitas formas como se dava a exploração, que é por princípio injusta, de seres humanos dentro do Brasil de então. Isto se estenderia em nosso país pelo período de mais de três séculos e até hoje apresenta consequências sociais que são perceptíveis ao analisar os indicadores sociais dos afrodescendentes.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/36576577