Sobre as crises que causaram a fragmentação do Império Romano, leia a afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
( ) O período final do Império Romano foi marcado por grande instabilidade política. Aproximadamente 30 homens assumiram ou reivindicaram o posto de Imperador.
( ) A crise do escravismo é um dos fatores que colaboraram para a insustentabilidade do governo. Com o enfraquecimento da política de expansão, o número de prisioneiros de guerra escravizados diminuiu, tornando a mão de obra mais cara e diminuindo a produção de alimentos.
( ) A mão de obra fruto do trabalho escravo foi a mais utilizada durante o Império Romano, mas não foi a única. Exemplo disso é o surgimento do sistema de colonato, já que manter escravos se tornava cada vez mais caro e insustentável. Neste sistema, os colonos estavam vinculados à terra e não ao dono da terra.
( ) Os generais que disputaram o comando do exército concordaram entre si que seria mais interessante para manter a unidade do Império Romano a nomeação de um grande representante, concentrando todo o poder em suas mãos.
( ) As províncias mais afastadas buscavam, por meio de seus representantes locais, uma subordinação total e incontestável à figura do imperador, sobretudo no período final do Império. Com isso, criou-se uma grande unidade romana, subjugando às elites ao serviço imperial de maneira homogênea.
V – V – V – F – F.
F – V – F – V – F.
V – V – F – V – F.
V – F – V – V – F.
F – V – F – V – V.
K
Anexos:
Respostas
respondido por:
5
Resposta: letra A
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás