Respostas
Resposta:
A educação ambiental e os seus conceitos
As discussões sobre educação ambiental são recentes, com início em 1972 na Conferência de Estocolmo. Três anos mais tarde, na Conferência de Belgrado, promovida pela Organização das Nações Unidas para a Educação (UNESCO) e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), foi elaborada a carta de Belgrado.
Nesse documento, estão contidas as preocupações sobre as mudanças ambientais que o mundo vem passando desde então e como a educação ambiental poderia ajudar no desenvolvimento de novas ferramentas e políticas para promover a preservação do meio ambiente.
Por ser uma questão tão relevante, o tema continuou a ser desenvolvido na Conferência Intergovernamental de Tbilisi, em 1977, evento em que a questão foi abordada com mais profundidade. No encontro, foi elaborado outro documento contendo recomendações mundiais sobre educação ambiental — o que foi considerado um grande marco —, bem como foram determinados os objetivos e as definições sobre o tema.
Assim, podemos definir educação ambiental como um conjunto de práticas que orientam a resolução de problemas concretos no meio ambiente por meio do trabalho interdisciplinar e da participação ativa e responsável de cada pessoa na sociedade.
Explicação:
Já a população pode auxiliar no manejo do lixo das seguintes formas:
acondicionando o lixo de modo apropriado para o descarte;
não jogando lixo nos córregos, rios e lagos;
não jogando lixo na rua e em terrenos baldios;
separando os materiais recicláveis do lixo orgânico;
não jogando óleo de cozinha na pia, armazenando-o e levando-o a pontos de coleta adequados;
separando objetos que contêm material tóxico, como baterias, pilhas e eletrônicos e direcionando-os aos pontos de coleta adequados.