• Matéria: Geografia
  • Autor: Gabrielle363ss
  • Perguntado 5 anos atrás

a partir da leitura do artigo acima responda como as políticas neoliberais e a globalização intensifica os efeitos da pandemia em paises como o Brasil​

Respostas

respondido por: yasminjabur08
3

Resposta:

Em um artigo recente, apontei elementos importantes que contribuíram para a disseminação da epidemia – agora pandemia – causada pelo coronavírus. Elementos que não receberam a visibilidade que mereciam nos principais meios de informação, e que, se não entendidos e resolvidos, criariam as condições para o aparecimento de outras epidemias, uma vez que esta seja resolvida. Entre esses elementos, destacou-se o comportamento das grandes empresas farmacêuticas, que sistematicamente colocam como seu principal objetivo o de otimizar seus lucros, em detrimento do fim de prevenir e/ou curar doenças que, quando disseminadas, podem se tornar pandemias, como acontece agora. Essa submissão aos interesses privados em setores tão importantes para a saúde e a qualidade de vida das populações – como a saúde, incluindo o setor farmacêutico – tem sido característica do período neoliberal. Começou no mundo ocidental a partir dos Anos 80 com a extensa privatização de setores vitais para o bem-estar da população. Tais práticas foram promovidas pelo presidente estadunidense Ronald Reagan, e pela primeira-ministra britânica Margaret Thatcher. Posteriormente, continuadas na Europa por governos conservadores, liberais e social-democratas, que endossaram tais políticas, como foi o caso dos governos presididos por Tony Blair no Reino Unido, Gerard Schröder na Alemanha e José Zapatero, na Espanha – logo, Mariano Rajoy ampliaria consideravelmente esse modelo. Tornou-se a ideologia hegemônica em instituições nacionais e internacionais, como o FMI (Fundo Monetário Internacional), Banco Mundial, Banco Central Europeu, Parlamento Europeu, Comissão Europeia, entre outros. As consequências de sua aplicação foram enormes, contribuindo muito para o estabelecimento das bases que permitiram a expansão da atual pandemia. Vamos olhar os dados.

A contribuição do neoliberalismo para reduzir a capacidade da sociedade de responder a epidemias

A expansão do neoliberalismo contribuiu para o fato de que, desde os Anos 80, o mundo passou por quatro grandes epidemias (ebola, SARS, MERS e agora covid-19), sendo a aplicação de suas políticas – ou seja, desregulamentação dos mercados e sua globalização, bem como políticas de austeridade social – um dos fatores que mais contribuíram para a disseminação de tais doenças nos dois lados do Atlântico Norte. Isso explica porque elas adquiriram grande visibilidade da mídia, pois também houve outras epidemias que, uma vez que não afetaram esses países e ficaram limitadas e contidas nos países subdesenvolvidos ou em outros continentes, dificilmente foram notícia.

Entre essas medidas, duas foram particularmente importantes: uma foi, como acabei de mencionar, a desregulamentação do movimento de capitais e do mundo do trabalho, criando grande mobilidade de pessoas e produtos de consumo em todo o mundo, com enfraquecimento políticas de proteção ao trabalhador e ao consumidor, bem como extensa desregulação do mercado de trabalho. A outra intervenção, também prejudicial ao bem-estar das classes populares, tem sido a redução de serviços essenciais para garantir o bem-estar da população, como o serviço de saúde pública. Aconteceu o mesmo com os serviços do 4º pilar de bem-estar, como escolas, jardins, creches, asilos, todos essenciais para diminuir o enorme impacto negativo da epidemia na qualidade de vida das populações.

Entre os países do capitalismo mais desenvolvido que aplicaram essas políticas neoliberais mais severamente estão os Estados Unidos – e de uma maneira muito especial, o governo do Partido Republicano presidido por Donald Trump, que também domina o Senado –, a Espanha e a Itália. Esta última, muito particularmente, durante a presença Liga do Norte, de extrema-direita, no poder do país, junto com seu líder, Matteo Salvini.


Gabrielle363ss: ta e meio grande a resposta mais valeu salvaste minha vida
Perguntas similares