3- Todas as frases abaixo estão incorretas. Corrija de acordo com o texto, conforme o exemplo da letra “a”.
ATENÇÃO: não copie a afirmação errada, apenas escreva a correção.
a) Em 13 de maio de 1888 foi aprovada a Lei do Ventre Livre.
CORREÇÃO: Em 13 de maio de 1888 foi aprovada a Lei Áurea.
b) A vida dos libertos após a abolição da escravidão no Brasil foi fácil.
CORREÇÃO:
c) Muitos fazendeiros pagavam ótimos salários para os libertos.
CORREÇÃO:
d) Os libertos trabalhavam nos serviços que queriam, sendo que muitos tinham profissões valorizadas.
CORREÇÃO:
e) Houve esforço do governo para garantir terras, educação e leis de igualdade salarial para que os negros recém libertos (ex-escravizados) pudessem viver em igualdade com as pessoas brancas.
CORREÇÃO:
f) Os fazendeiros contratavam tanto os negros libertos quanto os europeus.
CORREÇÃO:
Respostas
Resposta:
b) A vida dos libertos após a abolição não foi fácil, eles foram simplesmente libertados e não houve nenhuma tentativa/ajuda para a inclusão deles na sociedade, eles foram largados à própria sorte, o que gerou a volta deles para as fazendas, já que não conseguiram uma vida na sociedade.
c) Os fazendeiros não pagavam ótimos salários para os libertos, como nada protegia os libertos, muitas vezes eles ofereciam abrigo e comida, mesmo que fossem horríveis e um risco para a saúde dos libertos, em troca de trabalho, e fazendo com que os libertos criassem dívidas com os fazendeiros, já que era tirado do seu "salário" (quase nada) o dinheiro para pagar a comida, o abrigo e roupas, sobrando nada para os libertos em si.
d) Os libertos trabalham em serviços manuais e muitas vezes naqueles que trabalhavam quando eram escravos formais, já que ninguém na época queria contratar um negro.
e) O governo não realizou nenhum tipo de educação e lei para igualdade salarial ou para que os negros pudessem trabalhos nos mesmos trabalhos que os brancos, e os proprietários os contratassem.
f) Os fazendeiros apenas contratavam negros libertos em conta da possível manipulação do salário e que não havia importância do governo com eles, deixando as mãos dos fazendeiros fazer o que quiserem.
Explicação: