• Matéria: Artes
  • Autor: Analuecleve
  • Perguntado 5 anos atrás

1 – O compasso é uma unidade de medida usada para o estudo da música, geralmente os músicos se orientam por esta medida para conseguirem executar o repertório. Como são formados os compassos?
Cada compasso comporta um mesmo número de pulsações e, de maneira geral, essas pulsações são chamadas de “tempos”.
Cada compasso comporta números irregulares de pulsações, os músicos se orientam pela troca de olhares dos instrumentistas.
Cada compasso tem uma velocidade diferente, as pulsações são determinadas pela dança, por isso os músicos ficam muito atentos e não dão risada.
Cada compasso tem muitas pulsações irregulares, por isso os músicos são extrovertidos, pois podem tocar de qualquer forma.
2-Geralmente o começo de um compasso é marcado por um tempo forte. Por exemplo o compasso ternário é formado pelo primeiro tempo forte, o segundo e o terceiro fracos. Então, assinale a alternativa que traz a organização correta de um compasso quaternário.
Forte, Forte, Fraco, Fraco.
Forte, Forte, Forte, Fraco.
Forte, Forte, Forte, Forte.
Forte, Fraco, Fraco, Fraco.
3- São consideradas cirandas contemporâneas as manifestações que continuam reinventando a ciranda tradicional, adicionando a elas passos novos, novos instrumentos e elementos de outras culturas nas composições. Sobre a ciranda é correto afirmar que: *
A ciranda além de migrar para o interior do país, foi espetacularizada, ou seja, começou a fazer parte de eventos turísticos com intuito de arrecadar dinheiro, e por vezes deixando as tradições, para se adaptar a formas mais vendáveis.
A ciranda tem uma resistência muito grande para se modernizar, ela continua igual a quando foi criada na Ilha de Itamaracá no estado de Pernambuco, onde apenas as mulheres de pescadores locais podem participar
A ciranda não procura se transformar, pois quanto mais simples for a manifestação melhor é para que as crianças possam participar, pois elas é que são os atores principais desta dança.
A ciranda não acrescentou novos instrumentos na sua execução, pois os músicos mais antigos, hoje em dia idosos, não gostam de instrumentos como guitarra, bateria e teclado.
4- Lia de Itamaracá é talvez a mestre cirandeira mais famosa que exista, ela tem dois CD’s gravados. O que é um cirandeiro, ou cirandeira?
Pessoas que assistem uma roda de ciranda, sem nem mesmo ter ideia do que é esta manifestação.
São pessoas que cantam e dançam a ciranda, se eles comandarem a roda podem ser chamados de mestres cirandeiros.
O cirandeiro é um músico de jazz, ele sempre improvisa na hora de tocar, mas não sabe dançar.
Nenhuma das alternativas anteriores.
5- Como se pode registrar uma ciranda?
Cantando, tocando e dançando.
Por meio do desenho, da pintura, da partitura, escultura, relatos escritos, vídeos, áudios e fotos.
Com muita vontade de aprender.
Apenas coma observação desta manifestação artística.
6-Por que o registro da arte é importante?
Não é importante, a arte não precisa de registros.
Para não perder o horário de seus compromissos pessoais.
Para que outras gerações possam entender e apreciar como era o mundo de seus antepassados.
Nenhuma das alternativas anteriores.
7- Benedito Faustino (? - 2017) Fez parte de um coletivo artístico chamado Os Coroas Cirandeiros, em Paraty, RJ. Como ele é popularmente conhecido?
É conhecido como Dito das Laranjas.
É conhecido como Dito das maçãs.
É conhecido como João das laranjeiras.
É conhecido como Dito das peras.
8-Rudolf Laban (1879-1958) foi um dos fundadores da dança moderna. Por que ele considerava importante conhecermos nossos movimentos, mesmo aqueles mais simples, realizados no dia a dia?
Ele não considerava isso importante.
Para fazermos uma lista de movimentos aprendidos.
Para tomarmos consciência de nosso corpo e de tudo que ele pode fazer.
Para não esquecermos como se movimenta no espaço tridimensional.
9- Os cantadores de embolada são artistas que vão aonde o povo está. Qual instrumento musical eles utilizam para o acompanhamento de seus versos cantados?
Piano
Pandeiro
Acordeom
Violino
10-As artes armoriais são movimentos artísticos que valorizam as artes do nordeste do país. A qual movimento elas estão ligadas?
Estão ligadas ao Movimento Hippie, nos anos de 1960.
Estão ligadas ao Movimento Tropicalista, na década de 1960.
Estão ligadas ao Movimento Estudantil, em 1968.
Estão ligadas ao Movimento Armorial, que surge, na década de 1970.

Respostas

respondido por: Ofodaceprecisadevc2
2

Resposta:

1)-compasso é uma unidade de medida usada para o estudo da música, geralmente os músicos se orientam por esta medida para conseguirem executar o repertório. ... Cada compasso comporta números irregulares de pulsações, os músicos se orientam pela troca de olhares dos instrumentistas.

2)-Forte, Fraco, Fraco, Fraco

3)-São consideradas cirandas contemporâneas as manifestações que continuam reinventando a ciranda tradicional, adicionando a elas passos novos, novos instrumentos e elementos de outras culturas nas composições. ... Pessoas que assistem uma roda de ciranda, sem nem mesmo ter ideia do que é esta manifestação.

4)-São pessoas que cantam e dançam a ciranda, se eles comandarem a roda podem ser chamados de mestres cirandeiros. O cirandeiro é um músico de jazz, ele sempre improvisa na hora de tocar, mas não sabe dançar.

5)-Pode-se registrar uma ciranda por meio do desenho, da pintura, da partitura, escultura, relatos escritos, vídeos, áudios e fotos.

6)-Para que outras gerações possam entender e apreciar como era o mundo de seus antepassados.

7)-conhecido como Dito das Laranjas. É conhecido como Dito das maçãs.

8)-Para fazermos uma lista de movimentos aprendidos. ... Para tomarmos consciência de nosso corpo e de tudo que ele pode fazer.

9)-Estão ligadas ao Movimento Hippie, nos anos de 1960. Estão ligadas ao Movimento Tropicalista, na década de 1960.

Explicação:

Espero ter ajudado vc marca como melhor não eaquece


Analuecleve: obrigado
Perguntas similares