Desde a implementação das avaliações de larga escala, com o estabelecimento da correlação entre a aprendizagem dos alunos e a proficiência medida nos testes padronizados usados nessas avaliações, a atenção em relação à avaliação da aprendizagem atingiu outro patamar, pois passou a figurar como elemento central na análise e no financiamento dos sistemas educativos e de suas instituições escolares. Acompanhando tal fenômeno, os estudos voltados aos processos de avaliação educacional têm se ampliado e aprofundado com o objetivo de analisar não só o fenômeno em si, no âmbito escolar e da sala de aula, mas também no contexto das políticas educacionais. Esses estudos ganham relevância sobretudo em tempos de execução do Plano Nacional de Educação (PNE) e delineamento do Sistema Nacional de Educação (SNE), que darão rumo à educação nacional e têm como parte importante de seu desenho as políticas de avaliação, principalmente quando é estabelecida uma associação entre a avaliação e o modelo estatal de educação, já que as análises explicitam as limitações técnicas e políticas comumente desconsideradas por seus propositores.
DALBEN, A.; ALMEIDA, L. C. Para uma avaliação de larga escala multidimensional. Est. Aval. Educ., São Paulo, v.
26, n. 61, p. 12-28, jan./abr. 2015.
A avaliação em larga escala é um importante medidor da qualidade da nossa educação e, por isso, está presente nas metas do PNE. Assim, analise as afirmativas a seguir.
I. Um dos problemas encontrados nas avaliações em larga escala, e que soluções devem estar presentes nos próximos PNEs, é que essas avaliações observam somente algumas disciplinas e abrangem para a escola toda, não refletindo a realidade escolar como um todo.
II. É necessário olhar com cuidado os dados resultantes das avaliações em larga escala, observando qual segmento escolar eles na verdade representam, analisando a relevância das políticas públicas e como melhorar o PNE a fim de olhar o universo escolar como um todo nas avaliações em larga escala.
III. O PNE não apresenta metas em relação as avaliações em larga escala, pois essa refletem com segurança a realidade das escolas brasileiras, dentro das propostas de políticas públicas aplicadas à educação. É correto o que se afirma em a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I, II e III.
d) I e II, apenas.
e) II e III, apenas.
Respostas
Resposta:
1 e 2
Explicação:
Com referência à avaliação em larga escala e à importância na qualidade da educação, está correto o que foi dito nas alternativas I e II. A alternativa III é falsa, pois a avaliação em larga escala está presente nas metas do PNE. Letra d) I e II, apenas.
Avaliação em larga escala
A avaliação em larga escala é o teste padronizado de um grande número de alunos para estimar o nível de aprendizado alcançado no sistema educacional de um país, região ou distrito inteiro.
Este tipo de avaliação mede um sistema ou uma rede através dos seus alunos, no entanto, são também elaborados vários questionários para professores, pais, diretores, entre outros.
É essencial saber o que um teste de larga escala avalia para entender os resultados e tirar conclusões para planos de melhoria.
Saiba mais sobre Avaliação em larga escala aqui: https://brainly.com.br/tarefa/52999345
#SPJ2