Respostas
Resposta:
Caxias do Sul 24 de outubro de 2020.
Caro leitor:
O abandono de animais é um problema que afeta os grandes centros urbanos ao redor do mundo, este ato cruel tem uma série de consequências; O abandono gera medo, risco de maus-tratos, atropelamento, fome e exposição a doenças. Há ainda risco de o animal assustado e fora de seu habitat, atacar as pessoas e causar acidentes. É uma covardia e falta de respeito e amor a um ser vivo vulnerável. A proposta também prevê multa de até mil salários mínimos (hoje, o equivalente a R$ 954 mil) para os estabelecimentos que permitirem maus-tratos a animais.
Quando um animal é abandonado, ele tem de lidar com a tristeza de ser deixado por um dono que amava, fica sozinho e perdido. Com o passar dos dias vem a fome, o frio e as doenças. Para piorar, fica à mercê daqueles que se dizem seres humanos, mas que cometem abusos e agressões contra esse animal.
Já pensou, se para um proprietário pode ser difícil abandonar um pet, para o animal, o abandono é o começo de um caminho muito difícil, que tem um final feliz na forma de adoção só para 45% dos cachorros e 38% dos gatos. O resto dos animais continuará vivendo nas associações protetoras, onde o ambiente é desconhecido, a mudança repentina da rotina ou simplesmente nas ruas. Mesmo estando muito longe de erradicar o problema, as campanhas de sensibilização da população contra o abandono dos animais começam a fazer efeito, eu eu peço para você por favor, faça a sua parte, pois os animais precisam de você.
Conto com a sua ajuda.
Bruna D. C. G.
Espero ter ajudado!!!