Respostas
Resposta:
Os Estados Unidos tem uma das economias mais desenvolvidas do mundo. O país tem acesso a abundantes recursos naturais, uma infraestrutura interna muito bem desenvolvida, altos níveis de produtividade e uma força de trabalho com bons índices de educação.[14] A economia Norte-Americana mantém um alto nível de produção e seu Produto Interno Bruto (PIB) per capita foi de $ 62,517 dólares, em 2018, a décima melhor no mundo. Historicamente, a economia Norte-Americana tem mantido uma taxa de crescimento do PIB estável, uma baixa taxa de desemprego e elevados níveis de pesquisa e de investimento financiados por capitais nacionais e, por causa da diminuição das taxas de poupança, cada vez mais pelos investidores estrangeiros. Em 2009, os gastos dos consumidores respondiam por 71% do PIB dos Estados Unidos.[15] Desde 2011, a economia estadunidense se mantém em recuperação após a recessão de 2007-08 e seus índices de crescimento e produtividade já superavam o período pré-crise
Resposta:
Os Estados Unidos representam a maior potência militar, política, econômica e cultural da atualidade. O imperialismo norte-americano configura um dos poucos impérios que alcançaram uma escala global de eficiência e dominação, condição apenas conquistada pelos britânicos (1815-1914) e pelos romanos durante o auge da Roma Antiga (29 a.C. até 180 d.C.). Sua economia altamente diversificada garante ao país o posto de maior economia mundial, com um PIB aproximado de US$ 13 trilhões. Devido à dimensão do território estadunidense, é possível regionalizar o país levando em consideração seus aspectos naturais e humanos, individualizados em cinco grandes regiões.
O espaço geográfico norte americano é bastante diversificado assim como suas atividades econômicas, seja industrial ou rural. Na atividade industrial o fluxo corresponde a 27% da produção mundial, isso quer dizer que grande parte de tudo que circula no mundo de mercadorias e capitais são oriundos desse país, provando sua potência comercial.
Das 100 maiores empresas do mundo 36 são norte-americanas, essas empresas desenvolvem um volume estrondoso de capitais anualmente, a receita é tão alta que se agrupar o PIB (Produto Interno Bruto) de muitos países o resultado poderá ser superado por essas empresas, que são caracterizadas por gigantescos grupos empresariais, que correspondem ao estágio tecnológico do setor industrial e que anualmente investem milhões em pesquisas para o desenvolvimento de novas mercadorias e materiais.
Para dar condições de desenvolvimento à indústria é fundamental a utilização de recursos energéticos e minerais, nos Estados Unidos há uma diversidade muito grande de jazidas, como ferro e carvão que são abundantes, no entanto, existe uma dependência em relação ao petróleo devido à diminuição de reservas petrolíferas e de outros minerais, tornando-o o maior importador de minerais do mundo, isso é notório, pois se trata da nação que mais consome, prova disso são os carros americanos, maioria de motorização possante de 8, 10 e 12 cilindros, que consomem bastante combustível.
A indústria no espaço norte americano é distribuída de forma variada, a região nordeste e centro-oeste é bastante industrializada, país denominado de Manufacturing Belt (cinturão das manufaturas). A área que corresponde à produção industrial e manufatura, principalmente de indústria têxtil, eletrônica, automobilísticas, tem diminuído sua atuação devido ao surgimento de novos núcleos industriais na costa oeste e sul do país denominada de Sun Belt (cinturão do sol), que tem como principais atividades produtivas a indústria aero, militar e espacial.