Respostas
Resposta:
Nessa concentração, sendo 70% de álcool isopropílico e 30% água, o produto é ótimo para atividade bactericida, pois desnatura as proteínas dos microrganismos, atuando na membrana plasmática ou na parede celular bacteriana, inibindo sua síntese e provocando sua destruição.
Explicação:
Resposta:
Por questões químicas, a presença do álcool degrada envelopes e proteínas virais, o que desativa o vírus e impede ele de infectar/contaminar.
Explicação:
Para entender, vale a pena relembrar um pouco de biologia celular e virologia. Os microrganismos de forma geral apresentam uma membrana celular, que é uma camada de lipídeos (gorduras) e proteínas; os vírus podem ou não ter um envelope (também feito de lipídeos), mas com certeza terão proteínas. O que o álcool 70 faz é desnaturar essas proteínas e desarranjar os lipídeos da membrana/envelope, de forma que o microrganismo não consiga mais sustentar suas atividades e morra. O ideal é sempre o álcool 70 porque ele tem a concentração certa de água/álcool e não evapora tão rápido quanto os mais concentrados, dando mais tempo para agir.