Respostas
Resposta:
Os pronomes pessoais são aqueles que se referem às três pessoas do discurso (eu, tu, ele, nós, vós, eles). Sendo assim: O locutor (ou quem fala): 1ª pessoa, que seria “eu” (singular) ou “nós” (plural); ... O interlocutor (com quem se fala): 2ª pessoa, que seria “tu/você” (singular) ou “vós/vocês” (plural);O assunto (de quem ou do que se fala): 3ª pessoa, que seria “ela/ele” (singular) ou “elas/eles” (plural).
Funções gramaticais dos pronomes
Contudo, a maioria dos pronomes não têm significado fixo. Ou seja, essas palavras só adquirem significação dentro de um contexto, que é variável. Assim, permite dar referência exata àquilo que está sendo colocado por meio dos pronomes dentro da comunicação.
Porém, isso não acontece com os pronomes interrogativos e indefinidos.
Desse modo, o restante dos pronomes tem como função primordial se referir às pessoas do discurso ou se relacionar com elas, indicando a sua situação no tempo ou espaço dentro do contexto apresentado. Ou seja, os pronomes se apresentam em uma forma específica para cada sujeito do discurso.
Como nesse exemplo:
“Marta é minha irmã. Ela dança muito bem.”
No exemplo apresentado, os pronomes que atuam como substituto do substantivo (ela). Ou seja, neste caso, é conhecido como pronome substantivo. Já o pronome que acompanha a classe “minha”, a qualifica ou a específica; portanto, é um pronome possessivo.
Contudo, existem muitas outras determinações que caracterizam os tipos de pronomes existentes da língua portuguesa.
Explicação:
espero ter ajudado de alguma forma!!!!!!!