Respostas
Resposta:
As muralhas e fortificações são os principais mecanismos de defesa da vida urbana no Ocidente medieval durante toda a Idade Média.
Explicação:
Muralhas são estruturas essencialmente defensivas que, em tempos de paz, perdem a qualidade de proteção para se tornar atrações turísticas incríveis. Algumas cidades ganham com isso: as fortificações são os principais pontos de interesse dos visitantes. Caminhar em cima dos muros é a programação clássica. De uma altura razoável, é possível observar os contrastes entre o lado de dentro e o de fora. Os muros conservam um visual bem diferente em cada universo e, em certos lugares, marcam o isolamento. O cenário é cinematográfico e quase sempre europeu. No Velho Continente, o estilo é medieval: as fortalezas são de pedra, reforçadas com torres e fossos.
Fatores como retomada do comércio, aumento e mobilidade demográfica, e o reaparecimento do artesanato foram responsáveis pelo desenvolvimento das cidades medievais. As muralhas e fortificações são os principais mecanismos de defesa da vida urbana no Ocidente medieval durante toda a Idade Média.