(ENEM) Com o objetivo de substituir as sacolas de polietileno, alguns supermercados têm utilizado um novo tipo de plástico ecológico, que apresenta em sua composição amido de milho e uma resina polimérica termoplástica, obtida a partir de uma fonte petroquímica.
ERENO, D. Plásticos de vegetais. Pesquisa Fapesp, n. 179, jan. 2011 (adaptado).
Nesses plásticos, a fragmentação da resina polimérica é facilitada porque os carboidratos presentes
a) dissolvem-se na água.
b) absorvem água com facilidade.
c) caramelizam por aquecimento e quebram.
d) são digeridos por organismos decompositores.
e) decompõem-se espontaneamente em contato com água e gás carbônico.
Respostas
Espero ter ajudado. Por favor marque como melhor resposta :) .
As sacolas biodegradáveis são uma alternativa para diminuir a quantidade de material acumulado que as convencionais causam, isso acontece porque o tempo de degradação do plástico é imenso, chegando a mais de 100 anos, já as sacolas biodegradáveis são degradadas a partir de organismos decompositores, dessa forma, a alternativa correta é a D.
Sacolas biodegradáveis e seus benefícios
As sacolas biodegradáveis geralmente são produzidas através de materiais vegetais, como por exemplo, mandioca- que gera o amido-, a cana-de-açúcar, e entre outros. Esses organismos sobrevivem de fotossíntese, dessa forma, o resultado desse processo é apenas a emissão de gás carbônico para a atmosfera.
Após a fotossíntese, o material vegetal já pode ser utilizado na confecção das sacolas biodegradáveis, por isso, há a utilização de bactérias que sintetizam polímeros através da água e açúcar- produtos resultantes da fotossíntese. Esses polímeros tem características plásticas, o que faz com que sejam ideais para ser usadas na confecção destas sacolas, após o uso, e a degradação das mesmas através de organismos decompositores, os resíduos só serão água e CO2 também.
Leia mais sobre sacolas biodegradáveis: https://brainly.com.br/tarefa/42117541
#SPJ3