(ENEM) A reivindicação dos direitos culturais das minorias, como exposto por Habermas, encontra amparo nas democracias contemporâneas, na medida em que se alcança
a) a secessão, pela qual a minoria discriminada obteria a igualdade de direitos na condição da sua concentração espacial, num tipo de independência nacional.
b) a reunificação da sociedade que se encontra fragmentada em grupos de diferentes comunidades étnicas, confissões religiosas e formas de vida, em torno da coesão de uma cultura política nacional.
c) a coexistência das diferenças, considerando a possibilidade de os discursos de autoentendimento se submeterem ao debate público, cientes de que estarão vinculados à coerção do melhor argumento.
d) a autonomia dos indivíduos que, ao chegarem à vida adulta, tenham condições de se libertar das tradições de suas origens em nome da harmonia da política nacional.
e) o desaparecimento de quaisquer limitações, tais como linguagem política ou distintas convenções de comportamento, para compor a arena política a ser compartilhada.
Respostas
Resposta:
Alternativa correta letra C - a coexistência das diferenças, considerando a possibilidade de os discursos de autoentendimento se submeterem ao debate público, cientes de que estarão vinculados à coerção do melhor argumento.
Explicação:
Começando pela alternativa “a”, ela deve ser ignorada porque democracia e secessão (separação) não combinam (pelo menos não deveriam). Em seguida, na alternativa “b”, a ideia da democracia não é colocar todo mundo debaixo da mesma cultura, ok? Opa! e agora na alternativa “c”? Coexistência das diferenças ficou bonito! É essa mesma. Mas porque a “d” e a “e” não estão corretas? Mesmo caso da segunda alternativa para a letra “d”. A alternativa “e”, por sua vez, é mais difícil de descartar. Ela fala de compartilhamento da esfera política maaaas, o desaparecimento de quaisquer limitações, no início da frase, tira ela da questão. Sendo assim, ficamos com a alternativa “c” e as ideias básicas estão listadas abaixo: