Respostas
❑ Resposta:
Conclusão
Nessa fase o leitor vai conhecer de maneira explícita o pensamento do autor. A conclusão deve conter os fatos indicados no texto e apontar uma solução ou proposta de intervenção para os problemas apontados na argumentação.
1. Seja breve e não fique "enchendo linguiça"
Uma conclusão não deve ser muito longa. Isso porque a parte de argumentar e apresentar dados já passou. Foque nas sugestões que serão oferecidas ao leitor, sendo claro e objetivo. Numa redação, geralmente a conclusão é feita em 5 linhas, ou seja, em um parágrafo.
2. Ressalte a ideia principal do texto, retomando a introdução
Na introdução, tudo o que será abordado deve ser apresentado ao leitor. Tão importante quanto a conclusão, a introdução do texto mostra ao leitor o que ele vai encontrar ali. Portanto, as palavras-chave devem estar presentes e serem retomadas na conclusão. A ideia é responder ao questionamento feito na introdução.
3. Resuma tudo o que foi dito
Organizar as ideias no final do texto para resumi-las é algo muito importante. Claro que você não deverá repetir nada, somente fazer a arremate final. Pense, portanto, de que maneira, a partir do seu ponto de vista, você solucionaria os problemas que apresentou?
4. Apresente soluções para o que foi abordado
Uma boa conclusão deve ter uma proposta de valor, ou seja, ela deve conter soluções e apresentar melhorias para o tema abordado. Ofereça ao leitor oportunidades de refletir sobre o tema.
O que não deve estar na conclusão?
1. Usar clichês
Muito importante pensar nos termos que serão utilizados para finalizar seu texto. Assim, “em resumo”, “por fim”, “concluindo”, não são interessantes. Conheça melhor outros conectivos para serem usados aqui, como “logo”, “por conseguinte”, “portanto”, “por isso”, “em virtude de”, etc.
2. Ser prolixo
Ser prolixo, alongar a ideia e escrever demasiado é um erro muito comum cometido pelos estudantes na finalização do trabalho. A conclusão deve ser o contrário disso, ou seja, nessa parte o aluno deve saber resumir as ideias, encurtando o pensamento.
3. Argumentar mais
Complementando o ponto acima, lembre-se que na conclusão não devemos argumentar mais. A parte da argumentação em que você apresenta os prós e contras, dados e pesquisas recentes são introduzidos na parte do “desenvolvimento do texto”.
4. Repetir o que já foi dito
Além de se prolongar demais, muitos estudantes repetem coisas que já foram expressas no decorrer do texto. Isso é um erro grave, já que não acrescenta nada de novo ao tema.
✧Dica
Um bom texto dissertativo-argumentativo remete a conceitos genéricos, abstratos e, por isso, exibe grandes quantidades de substantivos abstratos.
É importante lembrar da ausência de temporalidade. Não há progressão de acontecimentos no tempo. Predominam os verbos no presente do indicativo com valor atemporal.
Espero ter te ajudado! Bons estudos!