• Matéria: Português
  • Autor: leticiafernandes8578
  • Perguntado 5 anos atrás

Urgente!
Explique com suas palavras, a metáfora utilizada no início da leitura, relativa ao artista para concluir que Ezequiel não é filho dele - início do primeiro parágrafo. *
Do livro Dom casmurro

Respostas

respondido por: rechborgesgabr51
0

Resposta:

manda a foto dessa metáfora...

Explicação:

Assim podemos entender de qual vc está se referindo...


leticiafernandes8578: Tá bom
leticiafernandes8578: Nem só os olhos, mas as restantes feições, a cara, o corpo, a pessoa inteira, iam-se apurando com o tempo. Eram como um debuxo primitivo, que o artista vai enchendo e colorindo aos poucos, e a figura entra a ver, sorrir, palpitar, falar quase, até que a família pendura o quadro na parede, em memória do que foi e já não pode ser. Aqui podia ser e era.
leticiafernandes8578: O costume valeu muito contra o efeito da mudança: mas a mudança fez-se, não à maneira de teatro, fez-se como a manhã que aponta vagarosa, primeiro que se possa ler uma carta, depois lê-se a carta na rua, em casa, no gabinete, sem abrir as janelas; e a luz coada pelas persianas basta a distinguir as letras.
leticiafernandes8578: Li a carta, mal a princípio e não toda, depois fui lendo melhor. Fugia-lhe, é certo, metia o papel no bolso, corria a casa, fechava-me, não abria as vidraças, chegava a fechar os olhos. Quando novamente abria os olhos e a carta, a letra era clara e a notícia claríssima.
Perguntas similares