Leia com atenção o texto, e responda as questões a seguir.“[...] vemos que qualquer impressão, da mente ou do corpo, é constantemente seguida por uma idéia que a ela se assemelha, e da qual difere apenas nos graus de força e vividez. A conjunção constante de nossas percepções semelhantes é uma prova convincente de que umas são as causas das outras; e essa anterioridade das impressões é uma prova equivalente de que nossas impressões são as causas de nossas idéias, e não nossas idéias as causas de nossas impressões”. HUME. Tratado da natureza humana. São Paulo: Ed. Unesp, Imp. Oficial do Estado, 2001, p. 29.
a) (0,5) Quais os dois principais termos ou conceitos que Hume relaciona nessa passagem?
b) (1,0) Essa relação caracteriza a posição de Hume no tocante à teoria do conhecimento. Esta posição ficou conhecidacomo empirismo, realismo ou idealismo?
c) (1,0) A partir do texto acima e da sua resposta na questão B, explique a posição que Hume assume em relação à teoria do conhecimento.
Respostas
a) Os dois principais termos ou conceitos que Hume relaciona nessa passagem são: as impressões e as ideias.
Hume afirma que a origem de todas as nossas ideias é a experiência. As impressões são apreendidas pelos sentidos e pelos sentimentos, são fortes e vivazes. As ideias são lembranças das impressões vividas, portanto são cópias menos fortes e vivazes das impressões.
b) A posição de Hume no tocante à teoria do conhecimento é: Empirismo.
c) Para David Hume todo conhecimento humano tem como origem a experiência, negando tanto a metafísica, quanto a possibilidade de extrair da natureza leis gerais, matemáticas ou certezas racionais absolutas.
Portanto, não há verdades irrefutáveis em relação aos eventos da natureza e da vida. Assim, Hume defende o ceticismo em relação a teoria do conhecimento, afirmando que todo conhecimento deve ser apresentado como probabilidade.
Bons estudos!