Respostas
Resposta:
A Economia da África consiste na agricultura e nos recursos dos povos da África. ... O principal bloco econômico é o SADC, formado por 14 países. O PIB total da África é de apenas 1% do PIB mundial e o continente participa de apenas 2% das transações comerciais que acontecem no mundo.
Resposta:
:
Falar da África é falar do primeiro continente habitado pelo ser humano em todo o mundo e de onde o mesmo partiu para os demais continentes. Muitas vezes, há um imaginário popular sobre uma África pobre e destruída por guerras, o que pode ser verdade em alguns casos, porém não responde pela totalidade do continente africano.
Igualmente muitas pessoas falam em uma cultura africana ou cultura negra, quando existem inúmeras etnias, povos e culturas negras distintas na África (algumas até rivais entre si). Imaginam também uma África formada apenas por pessoas de etnias negras, quando na realidade há uma variedade étnica considerável.
Conflitos armados e aspectos políticos
Apesar de possuir grandes e poderosos impérios na antiguidade, como o Egito, Etiópia e outros, a África foi quase inteiramente colonizada pelos europeus, especialmente após a partilha da África na conferência de Berlim (século XIX). Esta colonização provocou sérias e graves mudanças na geografia da África, eliminando antigas fronteiras nacionais, obrigando povos historicamente rivais a viverem dentro do mesmo território.
Em um processo de imposição cultural, tanto da religião quanto do idioma e outros costumes, aqueles povos foram perdendo muito de sua cultura original e substituindo a mesma pela cultura do colonizador. Durante o processo de descolonização da África, os povos já estavam aculturados, sendo inviável retornar as antigas fronteiras e então eclodiram diversas guerras civis por todo o continente, pois os antigos povos rivais vivendo no mesmo território passaram a disputar o controle do mesmo.
A situação das guerras foi agravada com a chegada da Guerra Fria, em que os lados em conflito na África passaram a se aliar com o governo da União Soviética e/ou dos Estados Unidos da América em busca de apoio financeiro e militar. Mesmo com o fim da Guerra Fria, alguns desses conflitos permanecem, mesmo que com menor intensidade como no separatismo de Cabinda em Angola ou com maior intensidade como no caso da Somália em que é dificil até definir quem efetivamente controla o país (que além de tudo se tornou um forte reduto para a pirataria, como demonstrado no livro e filme de Capitão Phillips que relata a história real do capitão americano que foi sequestrado por piratas somalis).