Leia o texto para realizar a atividade proposta.
Com a chegada do ano 1000, muitas histórias do fim do mundo circularam pela Europa Medieval. Entretanto, como sabemos, o mundo não acabou e, ao contrário do que se pregava, a Europa passou por inúmeras transformações comerciais, tecnológicas e pelo ressurgimento de cidades nos moldes como as conhecemos hoje. Todas essas transformações possibilitaram estabilidade, crescimento demográfico e aumento da circulação de produtos. Com este aumento, o comércio se intensificou, provocando o aparecimento de feiras regulares, nos cruzamentos das rotas comerciais. A realização das feiras gerou grande aumento na circulação de pessoas nessas regiões, provocando o crescimento de cidades, como Sevilha (na atual Espanha), Pisa (na Itália atual), entre outras.
Fonte: Elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola.
a) Com base no contexto apresentado acima, pesquise, nos livros didáticos, internet e em outros suportes, que você achar necessários, os temas abaixo. Em seguida, demonstre suas conclusões.
1- Novidades tecnológicas (séc. XI a XIII).
2- Circulação de dinheiro no campo.
3- Origem das Cruzadas.
4- Intensificação do comércio.
5- Feiras e cidades.
Respostas
Resposta:A) No século XI ou século XIII temos a presença de inúmeras tecnologias que foram decisivas para todo o mundo tendo em vista que eles estavam relacionados especificamente a navegação.
Assim, podemos citar a bússola, o astrolábio que são todos equipamento de navegação marinha.
Importante notar que tais objetos foram feitos nessa época tendo em vista ao aumento da quantidade de navegações.
Isso porque vários países estavam tentando expandir os seus territórios por meio mar.
B) O dinheiro circula, seja no campo, seja na cidade, por meio da troca de produtos diversos, de modo que o produtor rural precisa pagar aos seus funcionários e comprar insumos, circulando o dinheiro pelos diferentes elos da cadeia produtiva e favorecendo o desenvolvimento como um todo.
As zonas rurais, contudo, tem uma rede bancária menor que as das zonas urbanas, de modo que quando há inflação, os produtores rurais são, em geral, afetados mais que os habitantes das cidades (pois sacam os seus valores "com atraso" em relação às cidades).
C) As Cruzadas foram movimentos militares cristãos em sentido à Terra Santa com a finalidade de ocupá-la e mantê-la sob domínio cristão.No século VII surgiu no Oriente Médio uma religião também monoteísta que conquistaria muitos adeptos com o passar do século. O Islamismo foi difundido através do profeta Maomé e o seu crescimento criaria grandes embates com o cristianismo.
D) O ressurgimento do comércio e das cidades. Um dos fatores responsáveis pelo ressurgimento do comércio na Europa foram as Cruzadas, pois elas contribuíram para o restabelecimento das relações entre o Ocidente e o Oriente e para a abertura do mar Mediterrâneo aos mercadores da Europa ocidental.
E) As feiras eram geralmente realizadas nos burgos (núcleos populacionais que surgiram nas cercanias dos castelos). Nessa época, os núcleos urbanos se ampliaram e novos muros foram construídos para abrigar a expansão urbana e para proteger as atividades comerciais que eram realizadas nos burgos, centro da vida social europeia.O desenvolvimento das atividades comerciais nas feiras foi fundamental para a introdução da moeda como base de troca (compra e venda) de mercadorias. Como as feiras passaram a exercer o intercâmbio entre os diferentes lugares do continente europeu e do mundo, diferentes moedas eram utilizadas nas negociações.
Explicação: