Karl Marx e Friedrich Engels, no Manifesto comunista, apresentaram em linhas gerais o desenvolvimento da história humana com base no conceito de luta de classes.
A história de todas as sociedades que existiram até hoje é a história da luta de classes.
Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, mestres e companheiros, numa palavra, opressores e oprimidos, sempre estiveram em constante oposição uns aos outros, envolvidos numa luta ininterrupta, ora disfarçada, ora aberta, que terminou sempre com uma transformação revolucionária de toda a sociedade, ou com um declínio comum das classes em luta. MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto comunista, 1848.
Marx e Engels viam no surgimento da propriedade privada um fato importante para explicar a desigualdade social. Por que, para esses autores, esse fato está na origem das classes sociais e da luta entre elas?
Respostas
Resposta:
sim
Explicação:
a luta de classes seria realizada para alcançar o que chamamos de comunismo, que seria a ausência de classes, as obras de Marx estão baseadas nesses critérios.
O sociólogo e economista alemão Karl Marx coloca a propriedade privada e o tema da desigualdade social como próprias do capitalismo, por conta da luta de classes.
Para isso, é preciso compreender o conceito de luta de classes, dentro da obra de Karl Marx.
Marx e a luta de classes
O sociólogo e economista alemão Karl Marx parte de uma análise de que o capitalismo é estruturado pela luta de classes, da exploração da burguesia sobre o proletariado.
Essa exploração ocorre por conta do acúmulo de propriedade privada por parte da burguesia, sobretudo os meios de produção, restando ao proletariado vender sua força de trabalho para a burguesia em troca de salário.
Para mais sobre Karl Marx, leia: https://brainly.com.br/tarefa/38830313
#SPJ2